SUMÁRIO

Ficha técnica

Apresentação

01

A concepção de emoção e o trabalho docente

Ana Laura Brasil Peralta
Carla Ramirez Albuquerque Barbosa

02

A dinâmica das concepções curriculares hegemônicas e o fetiche do currículo na educação física escolar

Marcos Jerônimo Dias Júnior

03

A presença da literatura infantil e da música nos programas de educação socioemocional

Maria Victória Silva de Assunção
Virginia Maria Ferreira Beltrão

04

Alfabetizar e letrar: processos indissociáveis na prática docente

Sarah Karoline Teixeira de Sousa

05

O ensino de geografia segundo Élisée Reclus

Rosa Maria da Silva

06

O uso de matérias jornalísticas como instrumentos pedagógicos para o ensino de climatologia escolar nos anos finais do ensino fundamental em Goiânia-GO

Vitor Pereira Cruz
Nicali Bleyer Ferreira dos Santos
Diego Tarley Ferreira Nascimento

07

Ensino e aprendizagem da língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise histórico-crítica

Mariana de Cássia Assumpção
Joycelaine Aparecida de Oliveira
Andréa Alves da Silva Souza

08

Atlas escolar municipal de Pirenópolis: processo de elaboração

Patrícia Ribeiro Damaceno
João Guilherme Curado

09

Desigualdades educacionais: um estudo bibliográfico

Flávia Martins Vieira
Gina Glaydes Guimarães de Faria

10

Educação ambiental em unidades de conservação na microrregião do vão do Paranã (GO)

Karla Caroline Araújo Freitas
Karla Maria Silva de Faria

11

Emoções na escola: precisamos falar sobre isso

Soraya Vieira Santos
Amanda Ingrid Santos Lima
Danielle Cristina Silveira Santos
Jordana Gracielle de Jesus Sousa
Nayara Oliveira Feitosa

12

História do sistema monetário por meio de um objeto de aprendizagem: uma experiência com uma turma de 9º ano do ensino fundamental

Ewerson Tavares da Silva
Gabriela Silva Lemes

13

O desenvolvimento da criança em fase pré-escolar e a construção do pensamento matemático

Isabel Sampaio Balduino Santana
Altina Abadia da Silva
Keren Maria Machado Santos

14

Relação família e escola: o trabalho do psicopedagogo entre limites e possibilidades

Adriana Pires Sidião
Raquia Rabelo Rogeri

15

O discurso de autoajuda e as práticas de subjetivação do sujeito professor

Samuel Cavalcante da Silva

16

A literatura infantil na formação do pedagogo: um diálogo a partir da psicologia da educação

Soraya Vieira Santos

17

Possibilidades na formação do professor de geografia por meio de uma comunidade de prática

Leovan Alves dos Santos

18

A cartografia como instrumento metodológico e transdisciplinar de ensino-aprendizagem

Márcia Cristina Hizim Pelá
Dalmo Gomes Silva
Francispaula Luciano
Marijara de Lima

19

A abordagem dialógica investigativa e as TIC como uma possibilidade para a formação inicial de professores de matemática

Lilian de Campos Marinho Cruz
Rodrigo Bastos Daude

20

Concepções dos professores da rede municipal de educação de Goiânia em educação inclusiva e suas influências nas práticas pedagógicas

Ana Carolina Cardoso Soares

21

O estado da arte da gamificação na educação matemática básica: um estudo preliminar

Rafaella Alves Pereira dos Santos
Roberto Felício de Oliveira

22

Considerações teóricas no DC-GO sobre o ensino de LI para crianças

Carlete Fátima da Silva Victor
Dllubia Santclair Matias

23

Crianças e mídias: a construção do objeto de estudo

Fernanda Caroline Nascimento
Moema Gomes Moraes
Nayara Elias Pinheiro Godoi

24

Currículo, educação profissional e trabalho: a centralidade do trabalho como princípio educativo

Gilmara Barbosa de Jesus
Yara Fonseca de Oliveira e Silva

25

Formação de professores no curso de matemática: uma análise sobre o projeto pedagógico de curso

Devaneide Barbosa de Sousa
Débora Barbosa de Moura Brasil
Kêite Ferreira de Almeida
Renato Antônio Ribeiro

26

Estudo sobre a evasão no curso de licenciatura em pedagogia

Aryadne Rodrigues Moreira
Leticia Caroline Ordones Ferraz Fonceca

27

Ensino coletivo de música na escola pública em Pirenópolis, Goiás

Aline Santana Lôbo
Maria Cristina Campos Ribeiro

28

As perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública em Belém

Ana Clara Sales de Freitas

29

Adolescência é potência: um tecido investigativo em dança baseado na experiência com o grupo corpo composto

Rousejanny Ferreira
Giovana Consorte

30

A infância em abril despedaçado de Walter Salles

Neisi Maria da Guia Silva

31

Diversidade sociocultural e trabalho docente: a relação entre conceitos científicos e conceitos cotidianos na educação de jovens e adultos (EJA)

Angelina Carlos Costa
José Carlos Libâneo

32

A prática avaliativa do docente de educação física em uma região da cidade de Goiânia

Anário Dornelles Rocha Junior
Ayrton Borges Carvalho

33

Gamification: a (re) invenção do ensino-aprendizagem do espanhol

Jullyanna Ferreira Matos
Patrícia Roberta de A. C. Machado

34

Medicalização do trabalho docente: saúde mental e absenteísmo-doença entre professores de Goiânia

Diego Braga Melo
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Karinny Gonçalves da Silva
Gisele Toassa

35

Pesquisa qualitativa na educação: um relato de estudos no âmbito da iniciação científica

Joyce Guimarães Rodrigues
Isabella Kethuly Spindola Firmino
Gina Glaydes Guimarães de Faria

36

Professores das escolas municipais de Águas Lindas de Goiás-GO: trabalho e adoecimento mental

Céline Tércio Rosa
Maria Luiza Nogueira Rangel

37

Sistema de avaliação educacional do Estado de Goiás: mecanismo pedagógico para gestão no cotidiano escolar?

Maria Soraia Borges
Regina Alves Costa Fernandes

38

Tertúlia literária dialógica: a leitura literária em contexto escolar

Polliany Vieira de Andrade
Selma Martines Peres

39

“Mundo técnico” e “desenvolvimento afetivo”: o gênero em guias de brinquedos

Kálita Miguel da Silva
Lúcia Gonçalves de Freitas

40

A arte da contação de histórias no foco da cena: discussão inicial sobre uma proposição e-arte/educativa

Maria Cecília Silva de Amorim

41

A construção de saberes em dança a partir das experiências dos ateliês de criação em dança: relatos de uma trajetória docente na Licenciatura em Dança do IFG/Campus Aparecida de Goiânia

Roberto Rodrigues

42

A didática na perspectiva montessoriana e a educação infantil

Solange Martins Oliveira Magalhães

43

Aurélio Cavalcanti - Um ícone da Belle Époque brasileira: das teias do esquecimento à web

Jordana Santos Jardim Ribeiro
Edmar Ribeiro da Silva Junior
Robervaldo Linhares Rosa

44

Conhecimento físico, social e lógico-matemtico no período sensório motor: relato de experimentos científicos

Beatriz Pereira Pinto
Elton de Castro
Hingredy Silva de Carvalho
Sônia Bessa

45

Consciência histórica: um ensino para a autonomia do aprendiz

Maria Lúcia Alves Teixeira Silva
Mirian Roberta Fernandes Pereira

46

Educação de jovens e adultos (EJA): panorama histórico e atual

Karinny Gonçalves da Silva
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Gabriella Silveira Carvalho

47

Formação docente em geografia e a linguagem cartográfica na educação escolar quilombola

Laís Rodrigues Campos

48

Importância da disciplina de docência nos progamas de pós-gradução para atuação no estágio docência

Roberta Silva Marques
Ana Paula Rodrigues Feitosa Frazão
Luiz Carlos da Silva Filho

49

Inclusão e os desafios do bibliotecário na escola

Lillian Jordânia Batista Franczak
Vanessa Helena Santana Dalla Déa
Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra

50

Investigações sobre o processo de internalização de conhecimentos na educação infantil a partir da organização dos processos pedagógicos

Juliana da Silva Santos Machado
Eliane Silva

51

Os desafios do ensino de história e as implicações curriculares na contemporaneidade

Carolina do Carmo Castro

52

Pesquisa-ação no olhar do IPEARTES/SEDUC: da Ameba ao Megazord

Christiane Ayumi Kuwae
Monique Alves
Isabela Ribeiro Garios Vaz
César A. S. Barbosa
Fábio Diniz
Gisneide Nunes Ervedosa

53

Relatórios parciais de observação em dois colégios públicos de Goiânia

Matheus Moura Silva
Dânia Soldera

54

Um diálogo entre a profissionalização e proletarização no trabalho docente

Rodrigo Bastos Daude
Gabrielle Correia Silva dos Santos

55

Um projeto decolonial de formação continuada de professoras/es de língua inglesa em Goiás

Viviane Pires Viana Silvestre
Rosane Rocha Pessoa

56

A potencialidade do tema cidade no ensino de geografia para os estudantes da eaja do munícipio de Goiânia-GO

Rodrigo Rodrigues Freire Gomes

57

As performances dos mitos e lendas da amazônia – transmissão de saberes em sala de aula

Rodrigo Rodrigues Freire Gomes

58

Cenas em movimento: escolas de educação básica pesquisadas pela RIEC e ADEC

Marilza Vanessa Rosa Suanno
Carlos Cardoso Silva
Emicleia Alves Pinheiro
Marlene Zwierewicz
Adriana Pelens Ranghetti
Debora Petri Fenrich
Tauana Patrícia Bonsenhor
Arleide Rosa da Silva
Elizete Maria de Lima
João Batista de Lima
João Henrique Suanno
Lindalva Pessoni Santos

59

Formação docente pelas escritas de estagiários: percurso investigativo

Elzimar Nascimento Pereira Ferraz

60

O uso de jogos matemáticos em uma perspectiva inclusiva

Bruno Diniz Faria Rezende
Janice Pereira Lopes

61

Sentido e significado na compreensão da apropriação de tecnologia pelo professor

Daniela Rodrigues de Sousa
Denise Cristina Bueno

62

Uma experiência com atividade investigativa de prismas em turma de 6º ano no CEPAE/UFG

Marco Antônio do Vale Souza
Nathália Maria Teodoro Soares
Luciana Parente Rocha

63

Cinema e diversidade: uma proposta visual e didática contra a violência

Keides Batista Vicente
Wanderson dos Santos Poloniato

64

Mas, que colégio é este? ensinam design!

Juan Sebastián Ospina Álvarez

65

O uso do algeplan na investigação sobre o papel do professor e a importância do estágio supervisionado na formação docente

Evanya Karla Lemes Silva
Rhailiny Gomes de Souza
Thalitta Fernandes de Carvalho Peres

66

Poesia: beleza da lida literária no PIBID

Igor D’ Aguiar Siqueira de Lemos

67

Práticas de letramento literário e a formação de leitores de literatura na escola

Thyago Madeira França

68

Produção de texto: do projeto à reescrita

Lucas Vinicius Carstens
Vânia Carmem Lima

69

Relato de experiência do projeto de incentivo às ações afirmativas (PIAA) na série final do ensino fundamental II no Colégio Estadual Severiano de Araújo

Ainoan Viana de Sousa Santos
Oneida Fernandes Pereira

70

A cultura digital e as performances e-arte/educativas na escola: o papel do professor enquanto mediador do ato pedagógico crítico

Rúbio Dorneles de Bessa
Isabel Maria Meirelles de Azevedo Marques

71

Breve relato e algumas considerações acerca das experiências educativas como bolsista do pibid no colégio estadual damiana da cunha

Kárita Paul de Melo Pedra

72

A situação de estudo como mecanismo de organização curricular no ensino de ciências

Vanessa Maria Marques Salomão

73

Definindo a pesquisa no âmbito do estágio supervisionado do curso de licenciatura em matemática da ufg: o papel da observação de campo e da semi-regência em uma turma de primeiro ano do ensino médio do CEPAE

Victor Balbino dos Santos
Júlia Vieira Sousa
Elisabeth Cristina de Faria

74

Desenvolvimento psicomotor com crianças em abrigos: o uso da perspectiva de Laban

Layana Pereira Matos
Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora

75

A importância do olhar individualizado e da educação humanista na produção escrita de alunos da educação básica: um olhar para a prática pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima

Rafael Barrozo de Carvalho

76

A interdisciplinaridade na disciplina de eletiva: ensino em período integral na educação básica

Wanessa Santos Silva

77

Criança em questão: repensando certezas com a escola e as famílias

Débora Damacena de Andrade
Jordana de Castro Balduíno Paranahyba

78

Das razões fundamentais às funções trigonométricas: uma experiência utilizando o software Geogebra

Juliane da Cruz Oliveira
Kelen Michela Silva Alves
Moema Gomes Moraes

79

Diálogo e cuidado na escola

Anna Carime Souza
Thales Cavalcanti e Castro
Marisa de Medeiros Ferreira

80

Eles só brincam? relevância da brincadeira e papel do educador enquanto mediador

Débora Damacena de Andrade
Jordana de Castro Balduíno Paranahyba
Júlio César Chaves Abreu Filho
Nayara Oliveira Feitosa

81

Ensino de bateria no projeto de extensão academia de música: uma análise da motivação no processo de ensino e aprendizagem em espaço não formal de educação musical

Leandro Ribeiro Duarte

82

O estágio curricular obrigatório: uma experiência no departamento de educação infantil do CEPAE/UFG

Wesley Brito Magalhães
Taynnara Rodrigues de Oliveira
Jaqueline Veloso Portela de Araújo

83

O estágio supervisionado na faculdade araguaia/goiânia: um olhar para a docência na escola pública

Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco
Ana Paula de Aguiar

84

O que é ser professor de matemática para alunos (as) dvs? possibilidades e desafios constantes

Laura Nolasco Ribeiro
Maria Neide Filha

85

Residência pedagógica na prática

Roselene Candida Barroso Mendonça
Graziela Vanessa Parreira
Cláudia Regina Major

86

A cidade como espaço educativo: o uso de localidades do centro de Goiânia para atividades escolares

Heitor Silva Sabota

87

As (im)possibilidades do ensino da dança na educação básica

Daniely Pereira da Silva Oliveira
Rafael Guarato

88

Educação bilíngue no município de Boa Vista RR: aspecto multicultural

Luciane Graziele Bergue Albino
Bruno Batista de Oliveira
Ana Carla Dias Carvalho

89

Estágio supervisionado: um relato de experiência com o ensino de Geografia na Educação Básica

Mariana Arantes Mesquita dos Santos

90

Processo de ensino aprendizagem musical no projeto de ação social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção: análise da experiência no campo de estágio supervisionado em espaços alternativos do curso de música - Licenciatura da EMAC-UFG

Iogo da Silva Landinho

91

Reflexões acerca do ensino do judô no ensino fundamental: dificuldades e possibilidades

Cleber de Sousa Carvalho
Elida da Silva dos Santos
Ellen Geovana Gonçalves

92

Sala de experiências multidimensionais para o ensino de arte: diálogos transdisciplinares na educação a distância

Lilian Ucker Perotto
Noeli Batista dos Santos
Valéria Fabiane Ferreira Cabral

93

UFG e prefeitura municipal de Goiás: educação e valorização das diferenças

Rodrigo Bombonati de Souza Moraes

94

Vamos juntos!: notas de um contraturno escolar para (re)significação da educação básica

João Paulo Godoy
Wanessa Cristina Manhente Rocha

95

Vivências pedagógicas nos grupos lobo-guará e tatu-bola do departamento de educação infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação da Universidade Federal de Goiás

Tatiane Soares dos Santos Mendes
Márcia Santana Santos
Claudia Souza de Queiroz

96

A psicologia da educação na formação de professores: reflexoes a partir das disciplinas Psicologia da Educação I e II no Curso de Licenciatura em Física

Felipe Freitas Braga
Cynthia Maria Jorge Viana

97

Atividade lúdica como processo ensino aprendizagem do conteúdo “Célula”

Larissa de Mello Evangelista

98

Avaliação de acessibilidade na biologia celular – um estudo de caso

Keila da Paz Almeida

99

Ciência itinerante – possibilidades e reflexões

Alécia Maria Gonçalves
Adryele da Silva Ferreira
Ana Carolina Peixoto Salgado
Pamella de Melo Damas

100

Educação transformadora a experiência do Educandário Humberto de Campos

Alessandra Marques Possebon
Luz Marina de Alcântara

101

Produção de materiais didáticos para a educação física escolar: um relato de experiência do curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD/UFG

Bárbara Isabela Soares de Souza

102

Curso de licenciatura em Astronomia na UFG: o primeiro no Brasil

Paulo Henrique Azevedo Sobreira
Rafael Miloni Santucci
Manoel Alves Rodrigues Junior
Gustavo Ramos Jordão

103

Educação física e infância: dialogando a categoria gênero na educação infantil em Goiás

Tássia Gomes Moreira

104

A construção de figuras de anatomia animal óssea como metodologia ativa na retenção do conhecimento: relato de experiência em um curso Técnico de Radiologia

Fábio Castro Ferreira
Jhonathan Gonçalves da Rocha

105

A construção de um projeto de intervenção pedagógica no contexto do estágio curricular obrigatório

Igor Ivan Oliveira Borges
Isabela Dall’Ara Guimarães Ribeiro
Larissa Leite de Castro Joyce
Leonardo Alexandrino de Mendonça
Mariana Mota Goveia
Zilene Moreira Pereira Soares

106

Educar para a autonomia: a importância da filosofia para a formação do indivíduo em tempos de barbárie

Kellen Raquel Ramiro Xavier Araújo
Thais Maria Lopes Faria

107

Ensino da fauna do cerrado com dobraduras de papel

Sofia Carvalho Rocha
Maríllia Gomes Dias
Regiane Machado de Sousa Pinheiro

108

Ensino de visão por meio de maquete: uma atividade do PIBID

Karolayne Cardoso Fernandes
Alana Mariele da Costa Francisco
Geovanna Campelo Ferreira da Costa
Geraldo Sadoyama Leal
Maria Rita de Cássia Campos

109

Formação de educadores do campo: sentidos discursivos da produção de trabalhos de conclusão de curso(TCC) na Universidade Federal do Tocantins-Câmpus Arraias

Sílvia Adriane Tavares de Moura
Solange Martins Oliveira Magalhães

110

Por que estudar o fracasso ou sucesso escolar em termos de relação com o saber? Uma análise teórica dos estudos realizados por Bernard Charlot

Luciana Alves Rodrigues

111

Produtivismo acadêmico e pós-graduação: intensificação do trabalho docente

Ivana Pinto Ramos
Solange Martins Oliveira Magalhães

112

Relato de experiencia do programa de Residencia Pedagogica no Ensino Fundamental I

Fernanda da Cunha Maciel
Graziela Vanessa Parreira
Claúdia Regina Major
Maria Batista Peixoto Alves
Pâmela da Silva Souza
Rozania Pereira da Silva

113

Do plano à ação: atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças de 2 a 3 anos na educação infantil

Nathália Cardoso de Souza
Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias

114

Espaços, identidade e pertencimento no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia

Sthefani Wanzeller da Silva
Davi Rômulo de Faria Neto
Mônica Luciana da Silva Pereira

115

Universidade e escola de educação básica e seus efeitos na formação dos licenciandos em Letras: LIBRAS

Leila dos Reis Pereira
Juliana Faria Guimarães

116

A desvalorização do cerrado nos livros didáticos de Biologia do ensino médio

Wender da Silva Caixeta
Natália Aparecida Campos
André Luís da Silva Castro

117

As crianças da educação infantil e as tecnologias

Nayara Elias Pinheiro Godoi

118

Equilíbrio e elasticidade: ensinando física por meio da construção de estruturas de palitos de picolé e bancos de concreto armado

Khelbes Roberto da Silva
Jalles Franco Ribeiro da Cunha

119

Implementação de uma horta/jardim vertical numa escola integral de Goiânia/Goiás: Uma ferramenta para desmitificar o ensino de botânica

Maria Tereza Faria
Leandro Teixeira Cabeceira
Aline Helena da Silva Cruz

120

Jogando cartas com os sais minerais. o jogo caixeta e o conhecimento científico

Joanice dos Santos Gonçalves
Loiane Broesler Guisti
Valquiria Alves da Silva
Christiano Peres Coelho

121

O celular como aliado nas aulas de quimica orgânica: trabalhando a funçao álcool

Sandra Cristina Marquez

122

Problematizando ideologias linguísticas de professores/as de inglês

Mateus de Almeida Ventura
Rosane Rocha Pessoa

123