SUMÁRIO
Ficha técnica
Apresentação
01A concepção de emoção e o trabalho docente
Ana Laura Brasil Peralta
Carla Ramirez Albuquerque Barbosa
A dinâmica das concepções curriculares hegemônicas e o fetiche do currículo na educação física escolar
Marcos Jerônimo Dias Júnior
03A presença da literatura infantil e da música nos programas de educação socioemocional
Maria Victória Silva de Assunção
Virginia Maria Ferreira Beltrão
Alfabetizar e letrar: processos indissociáveis na prática docente
Sarah Karoline Teixeira de Sousa
05O ensino de geografia segundo Élisée Reclus
Rosa Maria da Silva
06O uso de matérias jornalísticas como instrumentos pedagógicos para o ensino de climatologia escolar nos anos finais do ensino fundamental em Goiânia-GO
Vitor Pereira Cruz
Nicali Bleyer Ferreira dos Santos
Diego Tarley Ferreira Nascimento
Ensino e aprendizagem da língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise histórico-crítica
Mariana de Cássia Assumpção
Joycelaine Aparecida de Oliveira
Andréa Alves da Silva Souza
Atlas escolar municipal de Pirenópolis: processo de elaboração
Patrícia Ribeiro Damaceno
João Guilherme Curado
Desigualdades educacionais: um estudo bibliográfico
Flávia Martins Vieira
Gina Glaydes Guimarães de Faria
Educação ambiental em unidades de conservação na microrregião do vão do Paranã (GO)
Karla Caroline Araújo Freitas
Karla Maria Silva de Faria
Emoções na escola: precisamos falar sobre isso
Soraya Vieira Santos
Amanda Ingrid Santos Lima
Danielle Cristina Silveira Santos
Jordana Gracielle de Jesus Sousa
Nayara Oliveira Feitosa
História do sistema monetário por meio de um objeto de aprendizagem: uma experiência com uma turma de 9º ano do ensino fundamental
Ewerson Tavares da Silva
Gabriela Silva Lemes
O desenvolvimento da criança em fase pré-escolar e a construção do pensamento matemático
Isabel Sampaio Balduino Santana
Altina Abadia da Silva
Keren Maria Machado Santos
Relação família e escola: o trabalho do psicopedagogo entre limites e possibilidades
Adriana Pires Sidião
Raquia Rabelo Rogeri
O discurso de autoajuda e as práticas de subjetivação do sujeito professor
Samuel Cavalcante da Silva
16A literatura infantil na formação do pedagogo: um diálogo a partir da psicologia da educação
Soraya Vieira Santos
17Possibilidades na formação do professor de geografia por meio de uma comunidade de prática
Leovan Alves dos Santos
18A cartografia como instrumento metodológico e transdisciplinar de ensino-aprendizagem
Márcia Cristina Hizim Pelá
Dalmo Gomes Silva
Francispaula Luciano
Marijara de Lima
A abordagem dialógica investigativa e as TIC como uma possibilidade para a formação inicial de professores de matemática
Lilian de Campos Marinho Cruz
Rodrigo Bastos Daude
Concepções dos professores da rede municipal de educação de Goiânia em educação inclusiva e suas influências nas práticas pedagógicas
Ana Carolina Cardoso Soares
21O estado da arte da gamificação na educação matemática básica: um estudo preliminar
Rafaella Alves Pereira dos Santos
Roberto Felício de Oliveira
Considerações teóricas no DC-GO sobre o ensino de LI para crianças
Carlete Fátima da Silva Victor
Dllubia Santclair Matias
Crianças e mídias: a construção do objeto de estudo
Fernanda Caroline Nascimento
Moema Gomes Moraes
Nayara Elias Pinheiro Godoi
Currículo, educação profissional e trabalho: a centralidade do trabalho como princípio educativo
Gilmara Barbosa de Jesus
Yara Fonseca de Oliveira e Silva
Formação de professores no curso de matemática: uma análise sobre o projeto pedagógico de curso
Devaneide Barbosa de Sousa
Débora Barbosa de Moura Brasil
Kêite Ferreira de Almeida
Renato Antônio Ribeiro
Estudo sobre a evasão no curso de licenciatura em pedagogia
Aryadne Rodrigues Moreira
Leticia Caroline Ordones Ferraz Fonceca
Ensino coletivo de música na escola pública em Pirenópolis, Goiás
Aline Santana Lôbo
Maria Cristina Campos Ribeiro
As perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública em Belém
Ana Clara Sales de Freitas
29Adolescência é potência: um tecido investigativo em dança baseado na experiência com o grupo corpo composto
Rousejanny Ferreira
Giovana Consorte
A infância em abril despedaçado de Walter Salles
Neisi Maria da Guia Silva
31Diversidade sociocultural e trabalho docente: a relação entre conceitos científicos e conceitos cotidianos na educação de jovens e adultos (EJA)
Angelina Carlos Costa
José Carlos Libâneo
A prática avaliativa do docente de educação física em uma região da cidade de Goiânia
Anário Dornelles Rocha Junior
Ayrton Borges Carvalho
Gamification: a (re) invenção do ensino-aprendizagem do espanhol
Jullyanna Ferreira Matos
Patrícia Roberta de A. C. Machado
Medicalização do trabalho docente: saúde mental e absenteísmo-doença entre professores de Goiânia
Diego Braga Melo
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Karinny Gonçalves da Silva
Gisele Toassa
Pesquisa qualitativa na educação: um relato de estudos no âmbito da iniciação científica
Joyce Guimarães Rodrigues
Isabella Kethuly Spindola Firmino
Gina Glaydes Guimarães de Faria
Professores das escolas municipais de Águas Lindas de Goiás-GO: trabalho e adoecimento mental
Céline Tércio Rosa
Maria Luiza Nogueira Rangel
Sistema de avaliação educacional do Estado de Goiás: mecanismo pedagógico para gestão no cotidiano escolar?
Maria Soraia Borges
Regina Alves Costa Fernandes
Tertúlia literária dialógica: a leitura literária em contexto escolar
Polliany Vieira de Andrade
Selma Martines Peres
“Mundo técnico” e “desenvolvimento afetivo”: o gênero em guias de brinquedos
Kálita Miguel da Silva
Lúcia Gonçalves de Freitas
A arte da contação de histórias no foco da cena: discussão inicial sobre uma proposição e-arte/educativa
Maria Cecília Silva de Amorim
41A construção de saberes em dança a partir das experiências dos ateliês de criação em dança: relatos de uma trajetória docente na Licenciatura em Dança do IFG/Campus Aparecida de Goiânia
Roberto Rodrigues
42A didática na perspectiva montessoriana e a educação infantil
Solange Martins Oliveira Magalhães
43Aurélio Cavalcanti - Um ícone da Belle Époque brasileira: das teias do esquecimento à web
Jordana Santos Jardim Ribeiro
Edmar Ribeiro da Silva Junior
Robervaldo Linhares Rosa
Conhecimento físico, social e lógico-matemtico no período sensório motor: relato de experimentos científicos
Beatriz Pereira Pinto
Elton de Castro
Hingredy Silva de Carvalho
Sônia Bessa
Consciência histórica: um ensino para a autonomia do aprendiz
Maria Lúcia Alves Teixeira Silva
Mirian Roberta Fernandes Pereira
Educação de jovens e adultos (EJA): panorama histórico e atual
Karinny Gonçalves da Silva
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Gabriella Silveira Carvalho
Formação docente em geografia e a linguagem cartográfica na educação escolar quilombola
Laís Rodrigues Campos
48Importância da disciplina de docência nos progamas de pós-gradução para atuação no estágio docência
Roberta Silva Marques
Ana Paula Rodrigues Feitosa Frazão
Luiz Carlos da Silva Filho
Inclusão e os desafios do bibliotecário na escola
Lillian Jordânia Batista Franczak
Vanessa Helena Santana Dalla Déa
Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra
Investigações sobre o processo de internalização de conhecimentos na educação infantil a partir da organização dos processos pedagógicos
Juliana da Silva Santos Machado
Eliane Silva
Os desafios do ensino de história e as implicações curriculares na contemporaneidade
Carolina do Carmo Castro
52Pesquisa-ação no olhar do IPEARTES/SEDUC: da Ameba ao Megazord
Christiane Ayumi Kuwae
Monique Alves
Isabela Ribeiro Garios Vaz
César A. S. Barbosa
Fábio Diniz
Gisneide Nunes Ervedosa
Relatórios parciais de observação em dois colégios públicos de Goiânia
Matheus Moura Silva
Dânia Soldera
Um diálogo entre a profissionalização e proletarização no trabalho docente
Rodrigo Bastos Daude
Gabrielle Correia Silva dos Santos
Um projeto decolonial de formação continuada de professoras/es de língua inglesa em Goiás
Viviane Pires Viana Silvestre
Rosane Rocha Pessoa
A potencialidade do tema cidade no ensino de geografia para os estudantes da eaja do munícipio de Goiânia-GO
Rodrigo Rodrigues Freire Gomes
57As performances dos mitos e lendas da amazônia – transmissão de saberes em sala de aula
Rodrigo Rodrigues Freire Gomes
58Cenas em movimento: escolas de educação básica pesquisadas pela RIEC e ADEC
Marilza Vanessa Rosa Suanno
Carlos Cardoso Silva
Emicleia Alves Pinheiro
Marlene Zwierewicz
Adriana Pelens Ranghetti
Debora Petri Fenrich
Tauana Patrícia Bonsenhor
Arleide Rosa da Silva
Elizete Maria de Lima
João Batista de Lima
João Henrique Suanno
Lindalva Pessoni Santos
Formação docente pelas escritas de estagiários: percurso investigativo
Elzimar Nascimento Pereira Ferraz
60O uso de jogos matemáticos em uma perspectiva inclusiva
Bruno Diniz Faria Rezende
Janice Pereira Lopes
Sentido e significado na compreensão da apropriação de tecnologia pelo professor
Daniela Rodrigues de Sousa
Denise Cristina Bueno
Uma experiência com atividade investigativa de prismas em turma de 6º ano no CEPAE/UFG
Marco Antônio do Vale Souza
Nathália Maria Teodoro Soares
Luciana Parente Rocha
Cinema e diversidade: uma proposta visual e didática contra a violência
Keides Batista Vicente
Wanderson dos Santos Poloniato
Mas, que colégio é este? ensinam design!
Juan Sebastián Ospina Álvarez
65O uso do algeplan na investigação sobre o papel do professor e a importância do estágio supervisionado na formação docente
Evanya Karla Lemes Silva
Rhailiny Gomes de Souza
Thalitta Fernandes de Carvalho Peres
Poesia: beleza da lida literária no PIBID
Igor D’ Aguiar Siqueira de Lemos
67Práticas de letramento literário e a formação de leitores de literatura na escola
Thyago Madeira França
68Produção de texto: do projeto à reescrita
Lucas Vinicius Carstens
Vânia Carmem Lima
Relato de experiência do projeto de incentivo às ações afirmativas (PIAA) na série final do ensino fundamental II no Colégio Estadual Severiano de Araújo
Ainoan Viana de Sousa Santos
Oneida Fernandes Pereira
A cultura digital e as performances e-arte/educativas na escola: o papel do professor enquanto mediador do ato pedagógico crítico
Rúbio Dorneles de Bessa
Isabel Maria Meirelles de Azevedo Marques
Breve relato e algumas considerações acerca das experiências educativas como bolsista do pibid no colégio estadual damiana da cunha
Kárita Paul de Melo Pedra
72A situação de estudo como mecanismo de organização curricular no ensino de ciências
Vanessa Maria Marques Salomão
73Definindo a pesquisa no âmbito do estágio supervisionado do curso de licenciatura em matemática da ufg: o papel da observação de campo e da semi-regência em uma turma de primeiro ano do ensino médio do CEPAE
Victor Balbino dos Santos
Júlia Vieira Sousa
Elisabeth Cristina de Faria
Desenvolvimento psicomotor com crianças em abrigos: o uso da perspectiva de Laban
Layana Pereira Matos
Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora
A importância do olhar individualizado e da educação humanista na produção escrita de alunos da educação básica: um olhar para a prática pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima
Rafael Barrozo de Carvalho
76A interdisciplinaridade na disciplina de eletiva: ensino em período integral na educação básica
Wanessa Santos Silva
77Criança em questão: repensando certezas com a escola e as famílias
Débora Damacena de Andrade
Jordana de Castro Balduíno Paranahyba
Das razões fundamentais às funções trigonométricas: uma experiência utilizando o software Geogebra
Juliane da Cruz Oliveira
Kelen Michela Silva Alves
Moema Gomes Moraes
Diálogo e cuidado na escola
Anna Carime Souza
Thales Cavalcanti e Castro
Marisa de Medeiros Ferreira
Eles só brincam? relevância da brincadeira e papel do educador enquanto mediador
Débora Damacena de Andrade
Jordana de Castro Balduíno Paranahyba
Júlio César Chaves Abreu Filho
Nayara Oliveira Feitosa
Ensino de bateria no projeto de extensão academia de música: uma análise da motivação no processo de ensino e aprendizagem em espaço não formal de educação musical
Leandro Ribeiro Duarte
82O estágio curricular obrigatório: uma experiência no departamento de educação infantil do CEPAE/UFG
Wesley Brito Magalhães
Taynnara Rodrigues de Oliveira
Jaqueline Veloso Portela de Araújo
O estágio supervisionado na faculdade araguaia/goiânia: um olhar para a docência na escola pública
Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco
Ana Paula de Aguiar
O que é ser professor de matemática para alunos (as) dvs? possibilidades e desafios constantes
Laura Nolasco Ribeiro
Maria Neide Filha
Residência pedagógica na prática
Roselene Candida Barroso Mendonça
Graziela Vanessa Parreira
Cláudia Regina Major
A cidade como espaço educativo: o uso de localidades do centro de Goiânia para atividades escolares
Heitor Silva Sabota
87As (im)possibilidades do ensino da dança na educação básica
Daniely Pereira da Silva Oliveira
Rafael Guarato
Educação bilíngue no município de Boa Vista RR: aspecto multicultural
Luciane Graziele Bergue Albino
Bruno Batista de Oliveira
Ana Carla Dias Carvalho
Estágio supervisionado: um relato de experiência com o ensino de Geografia na Educação Básica
Mariana Arantes Mesquita dos Santos
90Processo de ensino aprendizagem musical no projeto de ação social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção: análise da experiência no campo de estágio supervisionado em espaços alternativos do curso de música - Licenciatura da EMAC-UFG
Iogo da Silva Landinho
91Reflexões acerca do ensino do judô no ensino fundamental: dificuldades e possibilidades
Cleber de Sousa Carvalho
Elida da Silva dos Santos
Ellen Geovana Gonçalves
Sala de experiências multidimensionais para o ensino de arte: diálogos transdisciplinares na educação a distância
Lilian Ucker Perotto
Noeli Batista dos Santos
Valéria Fabiane Ferreira Cabral
UFG e prefeitura municipal de Goiás: educação e valorização das diferenças
Rodrigo Bombonati de Souza Moraes
94Vamos juntos!: notas de um contraturno escolar para (re)significação da educação básica
João Paulo Godoy
Wanessa Cristina Manhente Rocha
Vivências pedagógicas nos grupos lobo-guará e tatu-bola do departamento de educação infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação da Universidade Federal de Goiás
Tatiane Soares dos Santos Mendes
Márcia Santana Santos
Claudia Souza de Queiroz
A psicologia da educação na formação de professores: reflexoes a partir das disciplinas Psicologia da Educação I e II no Curso de Licenciatura em Física
Felipe Freitas Braga
Cynthia Maria Jorge Viana
Atividade lúdica como processo ensino aprendizagem do conteúdo “Célula”
Larissa de Mello Evangelista
98Avaliação de acessibilidade na biologia celular – um estudo de caso
Keila da Paz Almeida
99Ciência itinerante – possibilidades e reflexões
Alécia Maria Gonçalves
Adryele da Silva Ferreira
Ana Carolina Peixoto Salgado
Pamella de Melo Damas
Educação transformadora a experiência do Educandário Humberto de Campos
Alessandra Marques Possebon
Luz Marina de Alcântara
Produção de materiais didáticos para a educação física escolar: um relato de experiência do curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD/UFG
Bárbara Isabela Soares de Souza
102Curso de licenciatura em Astronomia na UFG: o primeiro no Brasil
Paulo Henrique Azevedo Sobreira
Rafael Miloni Santucci
Manoel Alves Rodrigues Junior
Gustavo Ramos Jordão
Educação física e infância: dialogando a categoria gênero na educação infantil em Goiás
Tássia Gomes Moreira
104A construção de figuras de anatomia animal óssea como metodologia ativa na retenção do conhecimento: relato de experiência em um curso Técnico de Radiologia
Fábio Castro Ferreira
Jhonathan Gonçalves da Rocha
A construção de um projeto de intervenção pedagógica no contexto do estágio curricular obrigatório
Igor Ivan Oliveira Borges
Isabela Dall’Ara Guimarães Ribeiro
Larissa Leite de Castro Joyce
Leonardo Alexandrino de Mendonça
Mariana Mota Goveia
Zilene Moreira Pereira Soares
Educar para a autonomia: a importância da filosofia para a formação do indivíduo em tempos de barbárie
Kellen Raquel Ramiro Xavier Araújo
Thais Maria Lopes Faria
Ensino da fauna do cerrado com dobraduras de papel
Sofia Carvalho Rocha
Maríllia Gomes Dias
Regiane Machado de Sousa Pinheiro
Ensino de visão por meio de maquete: uma atividade do PIBID
Karolayne Cardoso Fernandes
Alana Mariele da Costa Francisco
Geovanna Campelo Ferreira da Costa
Geraldo Sadoyama Leal
Maria Rita de Cássia Campos
Formação de educadores do campo: sentidos discursivos da produção de trabalhos de conclusão de curso(TCC) na Universidade Federal do Tocantins-Câmpus Arraias
Sílvia Adriane Tavares de Moura
Solange Martins Oliveira Magalhães
Por que estudar o fracasso ou sucesso escolar em termos de relação com o saber? Uma análise teórica dos estudos realizados por Bernard Charlot
Luciana Alves Rodrigues
111Produtivismo acadêmico e pós-graduação: intensificação do trabalho docente
Ivana Pinto Ramos
Solange Martins Oliveira Magalhães
Relato de experiencia do programa de Residencia Pedagogica no Ensino Fundamental I
Fernanda da Cunha Maciel
Graziela Vanessa Parreira
Claúdia Regina Major
Maria Batista Peixoto Alves
Pâmela da Silva Souza
Rozania Pereira da Silva
Do plano à ação: atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças de 2 a 3 anos na educação infantil
Nathália Cardoso de Souza
Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias
Espaços, identidade e pertencimento no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia
Sthefani Wanzeller da Silva
Davi Rômulo de Faria Neto
Mônica Luciana da Silva Pereira
Universidade e escola de educação básica e seus efeitos na formação dos licenciandos em Letras: LIBRAS
Leila dos Reis Pereira
Juliana Faria Guimarães
A desvalorização do cerrado nos livros didáticos de Biologia do ensino médio
Wender da Silva Caixeta
Natália Aparecida Campos
André Luís da Silva Castro
As crianças da educação infantil e as tecnologias
Nayara Elias Pinheiro Godoi
118Equilíbrio e elasticidade: ensinando física por meio da construção de estruturas de palitos de picolé e bancos de concreto armado
Khelbes Roberto da Silva
Jalles Franco Ribeiro da Cunha
Implementação de uma horta/jardim vertical numa escola integral de Goiânia/Goiás: Uma ferramenta para desmitificar o ensino de botânica
Maria Tereza Faria
Leandro Teixeira Cabeceira
Aline Helena da Silva Cruz
Jogando cartas com os sais minerais. o jogo caixeta e o conhecimento científico
Joanice dos Santos Gonçalves
Loiane Broesler Guisti
Valquiria Alves da Silva
Christiano Peres Coelho
O celular como aliado nas aulas de quimica orgânica: trabalhando a funçao álcool
Sandra Cristina Marquez
122Problematizando ideologias linguísticas de professores/as de inglês
Mateus de Almeida Ventura
Rosane Rocha Pessoa