Victor Balbino dos Santos (UFG)
balbinovictor92@gmail.com

Júlia Vieira Sousa (UFG)
juliavieira.sousa@hotmail.com

Elisabeth Cristina de Faria (UFG)
beth@ufg.br

Definindo a pesquisa no âmbito do estágio supervisionado do curso de licenciatura em matemática da ufg: o papel da observação de campo e da semi-regência em uma turma de primeiro ano do ensino médio do CEPAE

74

O presente relato de experiência educativa retrata o processo de definição de pesquisa no âmbito do estágio supervisionado do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante o primeiro semestre de 2019 assistimos a todas as aulas de uma turma de 1° ano do ensino médio do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicados à Educação (CEPAE-UFG). Neste processo, elaboramos um projeto de pesquisa a partir da observação da turma e reflexões referentes às intervenções realizadas durante o período de regência, a qual consistiu em treze horas-aula. Este projeto se refere à pesquisa que será empreendida no segundo semestre de 2019, haja vista que o estágio possui duração anual, embora seja dividido em duas disciplinas, com a pesquisa propriamente dita sendo desenvolvida na segunda metade do ano. Assim, este relato retrata o papel da observação de campo e da reflexão sobre as aulas ministradas na definição do projeto investigativo. A partir do uso do software Geogebra em três contextos: (i) como ferramenta para nós para a confecção de gráficos; (ii) como ferramenta para a construção de gráficos e o estudo destes em sala pelos alunos via estudo dirigido; (iii) como instrumento de ensino em aulas expositivas, para exemplificar e construir conceitos trabalhados, como coeficiente angular e linear. Com as reflexões sobre as atividades propostas para os alunos e as contribuições destes durante as aulas, foi definido que investigaremos as contribuições do software Geogebra na construção do conhecimento sobre funções exponenciais e logarítmicas, em particular o comportamento gráfico. Almejamos investigar se após construir gráficos no software Geogebra, os alunos farão desta atividade uma aprendizagem significativa que auxiliará na construção de gráficos em situações posteriores.

Palavras-Chaves: Projeto Investigativo. Estágio Supervisionado. Formação Inicial de Professores.