Vanessa Maria Marques Salomão (SEDUC/GO)
nenessa_bio@hotmail.com

A situação de estudo como mecanismo de organização curricular no ensino de ciências

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O presente trabalho tem por objetivo lançar um olhar para a Situação de Estudo (SE), tomada enquanto uma proposta de orientação e organização do ensino de Ciências. Nesse sentido, propomos a Horta Escolar, enquanto SE, como mecanismo para organizar o currículo de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de Goiás. Defendemos que o ensino baseado em SE, desenvolvidas por meio de temas e projetos, permite uma inovação para o currículo de Ciências, uma vez que articula conteúdos e saberes cotidianos, a partir da vivência e do contexto sócio-histórico cultural dos alunos. Tomando a Horta Escolar como SE pretendida, foram desenvolvidos e investigados os Temas Geradores Interação do homem com o meio ambiente, Fotossíntese e Ecologia e nutrição dos seres vivos. Todas essas propostas temáticas foram desenvolvidas com o aporte dos Momentos Pedagógicos (Delizoicov e Angotti, 1992), metodologia que organiza os conteúdos a partir de três etapas, sendo elas Problematização, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. Tais etapas foram desenvolvidas e avaliadas em uma perspectiva qualitativa. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que o ensino de Ciências por meio de temas e projetos não só dialogou com os pressupostos elencados pelos documentos oficiais, como a LDB (1996), os PCN (1997) e, atualmente, a BNCC (2017), como também proporcionou aos discentes do 6º ano uma produtiva interação com uma diversidade de conhecimentos e saberes que extrapolou as grades curriculares e conceitos científicos, na tentativa de contribuir para a formação dos alunos enquanto cidadãos e enquanto sujeitos pensantes, críticos e reflexivos de suas ações.

Palavras-Chaves: Situação de Estudo. Horta Escola. Ensino de Ciências.