Kárita Paul de Melo Pedra (UFG)
karitapmpedra@hotmail.com

Breve relato e algumas considerações acerca das experiências educativas como bolsista do pibid no colégio estadual damiana da cunha

72

O presente trabalho tem o intuito de tecer algumas considerações a partir das experiências vivenciadas como bolsista do PIBID no Colégio Estadual Damiana da Cunha, nas aulas de Arte do 7º ano, ministradas pelo professor Haroldo Araújo, no período do primeiro semestre de 2019. Inicialmente nos ocuparemos em discorrer de modo breve sobre a configuração política atual no Brasil, que no nosso entendimento, é indissociável da questão da educação. Também pontuamos que as reflexões que buscaremos apresentar acerca dessas vivências pedagógicas têm como inspiração o texto da professora Irene Tourinho, Metodologias-metáforas: um ensino da arte como cultura (não apenas) visual, no qual a autora constrói com maestria, ponderações acerca de metodologias de ensino, papel do docente, identidades e subjetividades presentes na relação ensino-aprendizagem, recorrendo ao uso de metáforas visuais, que culminam em um texto instigante, esclarecedor e profundamente inspirador para pensarmos sobre a prática docente na atualidade. Sendo assim, nossa reflexão sobre as vivências no Colégio Damiana da Cunha se desenvolverá a partir das imagens de abismo e desamparo, ilustradas com base em duas fotos, uma delas trata-se da célebre fotografia do artista francês Yves Klein, intitulada “Salto no vazio”, e a outra é um registro da travessia realizada pelo equilibrista francês Philippe Petit, quando em 1974 ele cruzou a distância entre as duas torres do Word Trade Center sob um cabo de aço. Sob a égide dessas imagens e das visualidades que elas evocam, buscaremos tratar de algumas questões que marcaram nossa experiência no primeiro semestre de 2019 no colégio Damiana da Cunha.

Palavras-Chaves: Educação. Política. Desamparo.