A cultura digital e as performances e-arte/educativas na escola: o papel do professor enquanto mediador do ato pedagógico crítico
71Este artigo surgiu de minhas inquietações enquanto professor de Sociologia. Em minha prática pedagógica, sempre busquei articular com meus alunos a compreensão da cultura digital presente no ciberespaço, observando que o consumo acrítico de conteúdos massificados e disponíveis na internet retira a autonomia desses jovens. Neste sentido, este estudo discute o papel do professor como mediador do conhecimento no ato pedagógico crítico das performances culturais e-arte/educativas na escola, no contexto da cultura digital em que nos encontramos imersos, analisa a crise expressa na função do professor e apresenta novas possibilidades de vivências de tempo, espaço, corpo entre uma escola fechada em si mesma, em contraste com as redes virtuais que clamam por atualização permanente. Para tanto, realizamos performances e-arte/educativas críticas num colégio estadual do município de Aparecida de Goiânia, local que leciono para turmas do 3º Ano do Ensino Médio. Na pesquisa observou-se que a percepção crítica feita pelos alunos é de que as tecnologias não são apenas um meio, uma ferramenta ou suporte em si. Elas podem representar pontes para ligar a escola e a sociedade porque possuem potencial de criticidade que conduz à emancipação/auto governança dos alunos. A proposta metodológica que fundamenta esta discussão é o sistema triangular digital, onde a execução de dois intentos pedagógicos performáticos mediados por mim nas aulas de Sociologia conduziu à crítica transformadora em relação ao meio, à mídia e ao consumo da cultura digital.
Palavras-Chaves: Escola. Performances-Arte/Educativas. Cultura Digital; Sistema Triangular Digital.