Relato de experiência do projeto de incentivo às ações afirmativas (PIAA) na série final do ensino fundamental II no Colégio Estadual Severiano de Araújo
70O Projeto de Incentivo às Ações Afirmativas (PIAA), desenvolvido no Colégio Estadual Severiano de Araújo, teve como objetivo propiciar o conhecimento das ações afirmativas e o reconhecimento fenotípico, despertando assim a ideia de pertencimento a um grupo social, na busca de garantir direitos historicamente negados. Seu desenvolvimento contemplou atividades pedagógicas voltadas para a participação e o bom desempenho dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental II no processo de seleção de 2019/1 para o Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia, Centro Oeste e Inhumas. Observando a dificuldade de aplicabilidade da lei 11.645/08 que insere o discente negro ou pardo em sua própria história, sendo que muitas vezes ocorre a negação de usufruir de seu direito a disputar a vaga para não carregar o estigma de “cotista”. Conhecer os critérios adotados na avaliação do fenótipo pode favorecer o empoderamento de grupos Étnico-raciais e o reconhecimento de sua ancestralidade poderá nortear a busca de sua identidade. Dos pretensos candidatos quinze alunos pertenciam à reserva de vaga para Escola Pública, sendo três negros e quatro pardos, além de dois negros e um pardo com deficiência, assim, para o desenvolvimento deste trabalho, considerou-se o direito de muitos estudantes de usufruir das ações afirmativas implantadas a partir da lei 12711/2012 da Igualdade Étnico-racial. No estágio atual do projeto, conta-se com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, que permitiu uma carga horária para a coordenação do projeto e a parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás que permitiu o cadastro de voluntários, que ministrarão aulas preparatórias para o processo seletivo 2020/1.
Palavras-Chaves: Sociedade. Ações Afirmativas. Educação Inclusiva.