Ainoan Viana de Sousa Santos (SEDUC)
ainoan.viana@gmail.com

Oneida Fernandes Pereira (SEDUC)
oneidapereira@gmail.com

Relato de experiência do projeto de incentivo às ações afirmativas (PIAA) na série final do ensino fundamental II no Colégio Estadual Severiano de Araújo

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O Projeto de Incentivo às Ações Afirmativas (PIAA), desenvolvido no Colégio Estadual Severiano de Araújo, teve como objetivo propiciar o conhecimento das ações afirmativas e o reconhecimento fenotípico, despertando assim a ideia de pertencimento a um grupo social, na busca de garantir direitos historicamente negados. Seu desenvolvimento contemplou atividades pedagógicas voltadas para a participação e o bom desempenho dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental II no processo de seleção de 2019/1 para o Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia, Centro Oeste e Inhumas. Observando a dificuldade de aplicabilidade da lei 11.645/08 que insere o discente negro ou pardo em sua própria história, sendo que muitas vezes ocorre a negação de usufruir de seu direito a disputar a vaga para não carregar o estigma de “cotista”. Conhecer os critérios adotados na avaliação do fenótipo pode favorecer o empoderamento de grupos Étnico-raciais e o reconhecimento de sua ancestralidade poderá nortear a busca de sua identidade. Dos pretensos candidatos quinze alunos pertenciam à reserva de vaga para Escola Pública, sendo três negros e quatro pardos, além de dois negros e um pardo com deficiência, assim, para o desenvolvimento deste trabalho, considerou-se o direito de muitos estudantes de usufruir das ações afirmativas implantadas a partir da lei 12711/2012 da Igualdade Étnico-racial. No estágio atual do projeto, conta-se com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, que permitiu uma carga horária para a coordenação do projeto e a parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás que permitiu o cadastro de voluntários, que ministrarão aulas preparatórias para o processo seletivo 2020/1.

Palavras-Chaves: Sociedade. Ações Afirmativas. Educação Inclusiva.