Lucas Vinicius Carstens(UFG/JATAÍ)
lucasviniciuscarstens@gmail.com

Vânia Carmem Lima (UFG/JATAÍ)
vaniacarmen5@gmail.com

Produção de texto: do projeto à reescrita

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Este trabalho é resultado de uma oficina realizada com turmas de 3º ano do Ensino Médio, nas escolas parceiras do Pibid. A justificativa para a sua realização é o fato de os alunos estarem no final do ensino médio, sem, terem, contudo, familiaridade com a produção dissertativo argumentativa. O produtor do texto precisa saber mobilizar os recursos linguístico-textuais com propriedade, de modo a persuadir o leitor, e com singularidade, conferindo autoria ao seu texto. Isso é que nos motivou a desenvolver essa prática, reconhecendo-nos como agentes formadores e educadores, corresponsáveis pela inclusão e cidadania. O trabalho teve como objetivo geral desenvolver nos alunos a capacidade de produção do texto dissertativo-argumentativo quando, então, assumem a palavra num movimento de autoria, elevando, assim, o seu grau de letramento. A fundamentação teórica deu-se pelos autores: Antunes (2010; 2017); Bakhtin (1997); Geraldi (1996; 1999; 2010); Kleiman (1995); Marcuschi (2008); Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN/BRASIL (1998; 2000). Como metodologia, foram apresentados slides no data-show, sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão a partir de textos produzidos. Posteriormente foi apresentado aos estudantes o tema sobre o qual iriam escrever, juntamente com a coletânea lida e discutida. Em seguida, propôs-se a produção de texto sobre o tema: Feminicídio - violência gerada pela desigualdade de gênero. Os textos foram recolhidos e avaliados pelos bolsistas e orientadores através de apontamentos - diálogo entre texto, autor e avaliador. Noutra aula, os alunos reescreveram os seus textos, atentando-se para os indicativos feitos, assumindo agora o lugar de leitor de seu próprio texto. Verificou-se que a reescrita se deu não como higienização do texto, mas como complementação/explicitação de ideias vagas, obscuras. Os novos textos revelaram mobilização de recursos textuais-discursivos na construção de ideias e sentidos e maior capacidade de reflexão. O resultado desse trabalho aponta para a necessidade de uma prática planejada e sistematizada de produção textual com os alunos, propiciando-lhes condições favoráveis para a produção textual. Nesse sentido, a reescrita é parte constitutiva do processo, já que é através dela que o projeto de texto pode ser desenvolvido e refeito.

Palavras-Chaves:Produção Textual. Texto Dissertativo-Argumentativo. Reescrita.