Thyago Madeira França (UEG/LEP)
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Práticas de letramento literário e a formação de leitores de literatura na escola

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Este trabalho tem objetivo demonstrar o funcionamento de práticas de letramento literário desenvolvidas com alunos do ensino médio de uma escola pública de Morrinhos-GO. Tais práticas de letramento estão ancoradas nas atividades do projeto de extensão intitulado “Oficina de Letramento Literário”, o qual se estabelece a partir da relação entre a formação de professor do curso de Letras e a formação de leitores literários na escola pública. Esse trabalho, assim como o referido projeto, inscreve-se nos estudos sobre Letramento Literário de Cosson (2006), os quais estabelecem um conjunto de práticas sociais que, sob a égide da escola e da literatura, usam a escrita literária enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia. Nessa concepção, a Literatura não pode servir somente a interesses escolares e propedêuticos, mas principalmente contribuir para a construção de leitores autônomos e criativos, por meio de reflexões constantes sobre o envolvimento único que a literatura proporciona em um mundo estético de palavras e no diálogo com outros textos. Como base teórica complementar, inscrevemo-nos nos estudos dialógico-polifônicos de Bakhtin, bem como na postura indisciplinar da Linguística Aplicada (LA) organizada por Moita Lopes (2013; 2006), que reúne pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem que dialogam com teorias que possam contribuir para a reflexão de práticas sociais menos excludente. Assim, entendemos que o diálogo entre a LA indisciplinar e os princípios do Letramento Literário permite pensarmos processos de formação de leitores literários que compreendam o processo de humanização que emerge da interação entre o texto e o aluno-leitor. Assim, a partir dessas inscrições teóricometodológicas, bem como de uma tomada de posição que reconhece que existe um processo equivocado de escolarização da Literatura, configuramos as bases de um projeto de formação de leitores literários em que, semanalmente, empreendemos atividades de leitura e interpretação textos literários em turmas do 1º ano do ensino médio. Até então, já foram desenvolvidas onze práticas de letramento com os alunos de três turmas. Os resultados parciais do projeto e os efeitos discursivos desse processo formativo na comunidade escolar e acadêmica serão aqui apresentados e refletidos sempre sob o crivo do arcabouço teórico trabalhado.

Palavras-Chaves:Letramento Literário. Ensino de Literatura. Formação de Leitores.