Igor D’ Aguiar Siqueira de Lemos (UFG/RC)
igordaguiar@hotmail.com

Poesia: beleza da lida literária no PIBID

67

Neste relato de experiências busco apresentar a lida de mediar o gênero poesia dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, para isso o fio condutor é o trabalho de Cândido (2004) que evidencia a literatura como forma humanizadora para constituição do espaço social, em consonância para inserção do gênero poesia dentro da sala de aula foi utilizado a estrutura de sequência didática de Cordeiro e Rojo (2004) que propõe sentido entre as aulas mediadas, isto é, incursionar os aspectos do gênero literário escolhido com suas diferentes formas de manifestação. O gênero poesia foi escolhido devido ao déficit dentro da educação brasileira, pois contrapõe o valor utilitarista da escrita e insurge com o letramento existencial que decorre do mundo que envolve o aluno dentro e fora da escola, para sistematizar as aulas descritas em sequência didática foi trabalhado as observações metodológicas de Cosson (2011), que colocam o uso da arte da palavra como meio para ressignificação das tessituras contextuais, o que permite perpassar vozes identitárias tendo como ponto de reflexão as obras literárias que humanizam o âmago do ser humano e sua relação com os espaços cotidianos. A poesia traz ao olhar do leitor as sensitividades que fazem o ser humano, faz os sentidos serem observados com mais atenção e consequentemente sentidos de forma mais intensa, ao passar dentro dos cenários sociais a poesia reflete a beleza estética que há na vida, essa lida poética revela o ínterim existencial, em suma, a poesia mediada em sala de aula possibilita a escolha do aluno em que cor usar para colorir o contínuo quadro humano.

Palavras-Chaves:Poesia. Sensitividade. Pibid.