Evanya Karla Lemes Silva (UEG)
evanya.karla@gmail.com

Rhailiny Gomes de Souza (UEG)
rhailinygomessouza@gmail.com

Thalitta Fernandes de Carvalho Peres (UEG)
thalitta.peres@ueg.br

O uso do algeplan na investigação sobre o papel do professor e a importância do estágio supervisionado na formação docente

66

Esta pesquisa apresenta resultados de trabalho referente às orientações da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, da UEG/Iporá, realizada durante o primeiro semestre de 2019. Ao adquirir conhecimentos sobre conceitos teóricos relacionados à prática docente e a metodologias de ensino surgiu-se os seguintes questionamentos: Como as experiências adquiridas no Estágio Supervisionado afetam na formação docente? Que postura o professor deve assumir para que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo? De que maneira o uso do Algeplan como recurso metodológico pode contribuir no ensino da matemática? O objetivo foi desenvolver uma sequência de atividades utilizando o Algeplan como recurso didático, analisando o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e, a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada nas obras de Lima (2012), Pimenta e Anastasiou (2014) e Franke (2015). As atividades experimentais se realizaram com alunos de Ensino Fundamental e Médio - de escolas da rede pública Estadual de Iporá - onde os estagiários, juntamente com os professores regentes e com a coordenadora de Estágio Supervisionado, desenvolveram aulas utilizando o Algeplan como recurso didático no ensino de expressões algébricas e fatoração. Os resultados mostram que o Estágio Supervisionado possibilita maior interação entre os estagiários, que são inseridos no meio escolar como pesquisadores, e a profissão docente, adquirindo, desta forma, experiências fundamentais para a docência. A partir daí, os acadêmicos assumem o papel de aprendizes da profissão, analisando a postura do professor como mediador entre o conhecimento e os alunos. Com a utilização do Algeplan os estudantes conseguiram assimilar os conteúdos – resolução de operações com expressões algébricas, produtos notáveis e fatoração – a partir da própria percepção sobre as peças do objeto.

Palavras-Chaves:Estágio Supervisionado. Docência. Ensino de Matemática.