Um projeto decolonial de formação continuada de professoras/es de língua inglesa em Goiás
56Fortalecer a relação entre universidades e escolas é um desafio da formação docente. Entendemos que a relação que prevalece entre essas duas instituições educativas é de Colonialidade, ou seja, segue uma matriz colonial de poder, baseada em estruturas binárias, que continua a ser reproduzida mesmo na ausência de administração colonial (GROSFÓGUEL, 2013; MALDONADO-TORRES, 2007; MIGNOLO, 2012). Porém, de uma perspectiva decolonial (SILVESTRE, 2016; BORELLI, 2018; PESSOA; SILVESTRE; BORELLI, 2019), ambas as instituições são locais de construção de saberes e de ressignificação de práxis. A fim de problematizar essa relação de (de)colonialidade na formação de professoras/es de línguas, em agosto de 2016, formamos o Grupo de Estudos de Professoras/es de Língua Inglesa de Goiás (GEPLIGO), que hoje integra a Rede Cerrado do “Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia”, com sede na Universidade de São Paulo. Trata-se de um projeto de extensão em andamento que une a Gerência de Formação dos Profissionais da SME-Goiânia, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás. Nosso principal objetivo é que o GEPLIGO se torne um espaço de interlocução entre professoras/es de inglês que atuam em escolas da educação básica e em cursos universitários de formação de professoras/es de línguas, possibilitando, assim, parcerias mais horizontais entre escolas e universidades. Além disso, esperamos que se torne um espaço de fala (SILVESTRE, 2016) em que as/os docentes envolvidas/os possam expandir colaborativamente suas práxis na educação linguística em língua inglesa. O GEPLIGO compõe-se basicamente de duas ações: 1) encontros presenciais mensais com duração de quatro horas e 2) interações virtuais por meio de um grupo do Google e de WhatsApp. Nos encontros presenciais mensais, estudamos textos de interesse do grupo e compartilhamos experiências pedagógicas. Nas interações virtuais, compartilhamos notícias, planos de aula, textos, atividades e demais materiais pedagógicos relacionados à educação linguística. Nesta apresentação, almejamos compartilhar os principais esforços empreeendidos e entraves enfrentados nas três fases (2016/2 e 2017; 2018; 2019) dessa iniciativa decolonial de formação de professoras/es de inglês em Goiás. Temos como desdobramentos ao longo da constituição do projeto o estabelecimento de uma parceria horizontalizada, a co-construção da agenda dos encontros, a translinguagem na interação (predomínio de repertórios em inglês) e o compartilhamento da práxis das/os participantes.
Palavras-Chaves:Formação de Professoras/es de Língua Inglesa. Relação Escola e Universidade. Projeto Decolonial.