Rodrigo Rodrigues Freire Gomes (IESA/UFG)
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A potencialidade do tema cidade no ensino de geografia para os estudantes da eaja do munícipio de Goiânia-GO

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Esse trabalho é derivado da pesquisa de mestrado intitulada: “Práticas socioespaciais e ensino de Geografia dos alunos da EAJA do município de Goiânia”. O objetivo desse trabalho é evidenciar a potencialidade do ensino da temática cidade voltada para a formação do aluno da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos, levando-se em conta o perfil do alunado desta modalidade de ensino. Para evidenciar a importância desse conteúdo, foi realizado um breve levantamento bibliográfico sobre a relevância desse tema para o ensino de Geografia, somada à aplicação de questionários para 50 alunos em duas escolas da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA), em Goiânia, visando compreender a situação socioeconômica desses alunos. Ao longo do trabalho, nota-se, que, grande parte dos estudantes trabalham e vivem uma situação econômica desfavorável. Também é perceptível, que alguns alunos estão matriculados na EAJA para conseguirem um trabalho ou se inserirem em uma melhor condição de empregabilidade. Desse modo, é fundamental destacar que a Educação de Jovens e Adultos tem sua rotina vinculada à questão do trabalho, e que muitos alunos por conta de sua exaustiva rotina de trabalhar e estudar, vivenciam melhor a cidade em suas formas, estruturas e contradições. Perante essas afirmações, o estudo também atesta, que ensinar o tema cidade para esses alunos os possibilitam a compreenderem a dinâmica urbana de seu espaço vivido, sendo necessário pensar o contexto urbano no ambiente escolar, e trazer o cotidiano desses estudantes para dentro do processo de ensino e aprendizagem. Em linhas gerais, pondera- se que o Ensino de cidade assume um importante papel na formação do aluno, emancipando-o como sujeito constituinte de uma classe social capaz de atuar nas contradições enraizadas no seio do espaço urbano.

Palavras-Chaves:EAJA. Estudo de Cidade. Espaço Urbano.