Elyane Lobão da Costa (UFG)
elyanelobão36@gmail.com

As performances dos mitos e lendas da amazônia – transmissão de saberes em sala de aula

58

O presente trabalho aborda a pesquisa em Performances Culturais e sua relação com a Educação. As performances estão presentes em todas as sociedades, são, portanto comportamentos vivenciados por diversas vezes. Os Mitos e Lendas podem ser compreendidos enquanto Performance por estarem situados no campo do simbólico; por serem transmitidas por gerações; pela conotação de realidade que este adquire; e pelas interpretações e relações que estes estabelecem entre os sujeitos. Para Carl Gustav Jung os mitos estão presentes desde os primórdios da humanidade e está situado no Inconsciente Coletivo, que é a camada mais profunda do Inconsciente, trata-se, portanto de um conteúdo universal, hereditário e pertencente a toda humanidade. O objetivo desse trabalho é trabalhar os mitos amazônicos em sala de aula. Compreendendo assim a importância desses saberes que são universais, contribuindo para que o conhecimento seja transmitido por gerações, desenvolvendo assim a sensibilidade, e a capacidade de interpretação. Destaca-se, no entanto a importância do conhecimento dos mitos da Amazônia, por fazerem parte da cultura brasileira. Como metodologia de trabalho, será apresentado um slide sobre o projeto de pesquisa da mestranda, e uma proposta metodológica de trabalhar em sala de aula os mitos da Amazônia, propondo então metodologias diferenciadas que podem ser trabalhadas pelos profissionais da educação, dentro e fora da sala de aula.

Palavras-Chaves:Performances. Mito. Educação Básica. Transmissão de Saberes.