Maria Lúcia Alves Teixeira Silva (UEG)
teixeiraalves1970@gmail.com

Mirian Roberta Fernandes Pereira
miriannairimero@gmail.com

Consciência histórica: um ensino para a autonomia do aprendiz

46

Este trabalho objetiva apontar a letra do Hino de Goiás como instrumento didático-pedagógico para o desenvolvimento da consciência histórica em turmas da Educação Básica, precisamente de estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II, mediante atividades desenvolvidas no Ensino de História, com a participação de acadêmicos Estagiários, da disciplina Metodologia do Estágio Supervisionado. Os objetivos centram-se em compreender que a educação, somente, se faz mediante práticas conscientes do aprendiz no processo de pensar historicamente, o que propõe capacidade de beneficiar-se dos caracteres lógicos da ciência em ações ativas, participativas e reflexivas quanto às realidades sobrepostas ao ser em formação, tendo o Hino de Goiás como “força-tarefa” da ensinagem numa atitude consciente e libertária às práticas de pensar a vida no exercício da cidadania. Perceber as muitas possibilidades detectadas nos versos que propõem ao educando fazer a transição de uma consciência ingênua para uma consciência crítica. O método bibliográfico/exploratório aplicados, na busca de teorias para fins da contextualização no conhecimento em sites, livros, resumos, artigos; observação, num contato direto com os textos que são na realidade à prática quanto às leituras sistêmicas; abordagem qualitativa como investigação de um problema para entender um fenômeno social. A pesquisa trabalha com a subjetividade/valores; método histórico que consiste em investigar os acontecimentos, processos do passado para verificar sua influência na sociedade hoje

Palavras-Chaves:Consciência Crítica. Prática. Ensino.