Educação de jovens e adultos (EJA): panorama histórico e atual
47O ensino de Jovens e Adultos no Brasil perpassou por uma longa trajetória, acompanhando todas as transformações que ocorreram politicamente, da ditadura até a reestruturação da democracia. Diversas leis foram promulgadas e modificaram sua estrutura de funcionamento no decorrer dos anos. Diante disso, o presente trabalho investiga o desenvolvimento da modalidade de ensino EJA através de um retrospecto histórico e as respectivas leis que através dos anos foram responsáveis por sua regulamentação. Além disso, a análise foi realizada juntamente com a realização de entrevista semiestruturada em uma unidade escolar do município de Aparecida de Goiânia, instituição que oferece a modalidade EJA. O procedimento metodológico utilizado para estudo foi o qualitativo, fundamentado em pesquisa bibliográfica a partir das temáticas referentes ao desenvolvimento da EJA e sua legislação, além da realização de entrevista semiestruturada realizada com professores do Ensino de Jovens e Adultos. A investigação teórica é de suma importância, uma vez que, a clareza teórica é essencial para qualquer reflexão crítica acerca das distintas modalidades de ensino no Brasil. Com base na revisão de literatura e análise da entrevista, depreende-se que o EJA no país passou por diversas modificações, muitas delas estabelecidas através das legislações responsáveis, como por exemplo, a Lei de Diretrizes Básicas e o Plano Nacional de Educação, além das diversas modificações que ocorreram também com a Constituição de 1988 no período pós-ditadura militar. Outrossim, muitas das transformações puderam ser verificadas através de entrevista com os professores responsáveis pelas áreas de ensino do EJA, que trouxeram um cenário já perpassado por diversas modificações.
Palavras-Chaves:EJA. Ensino Profissionalizante. PNE.