Conhecimento físico, social e lógico-matemtico no período sensório motor: relato de experimentos científicos
45Essa investigação de natureza qualitativa, descritiva e interventiva baseada no referencial teórico da epistemologia genética, teve como objetivo analisar o comportamento das crianças mediante atividades interdisciplinares fundamentadas em três tipos de conhecimento: físico, lógico-matemático e social. Foi realizada uma investigação com 16 crianças do Maternal I, em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Formosa – GO, após cinco observações foram efetuadas sete intervenções semanais, totalizando 28 horas. Participaram duas estagiárias do 3º ano do curso de Pedagogia, em cumprimento ao requisito do Estágio Supervisionado. Em todas as atividades propostas houve muita participação das crianças e uma evolução no nível de desenvolvimento nos aspectos: psicomotor, afetivo, social e cognitivo. Estas se sentiram motivadas a se envolverem em todas as atividades propostas. Foram desafiadas a pensarem sobre as transformações dos elementos e a expressarem o pensamento. Com um interesse cada vez maior pelo resultado esperado, demonstravam uma fisionomia de interesse e atenção, como se estivesse analisando seriamente o fenômeno, mesmo em se tratando de crianças com pouco mais de dois anos.
Palavras-Chaves:Aprendizagens. Crianças. Interação.