Leila dos Reis Pereira (UFG)
leilalibrasreis@gmail.com

Juliana Faria Guimarães (UFG)
julianagf@ufg.br

Universidade e escola de educação básica e seus efeitos na formação dos licenciandos em Letras: Libras

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A pesquisa Universidade e Escola de Educação Básica e seus efeitos na Formação dos Licenciandos em Letras: Libras tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado, fazendo um recorte da vivência nas escolas-campo que contribuem para a formação profissional de futuros professores de língua brasileira de sinais (Libras). Essa temática vem ganhando destaque no meio acadêmico, devido à reconhecida importância da relação teoria e prática na formação inicial de professores. Sabendo que o Estágio oportuniza a inserção do aprendiz de professor no meio escolar, investigar os desdobramentos obtidos a partir dessa articulação entre Universidade e Escola de Educação Básica é motivação para que se investigue o tema. O objetivo principal é analisar e descrever os efeitos desta vivência em escolas de educação pública básica. É importante salientar que, mesmo munidos de conhecimentos teóricos da área, é questionável se os recém-formados se sentem realmente preparados para a docência e para enfrentar o mercado de trabalho. O aporte teórico selecionado é constituído pelos seguintes autores: Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta, Eliane Marquez da F. Fernandes, Vanessa Gabassa, Alba Christiane Santana, José Carlos Libâneo, Maria Teresa Égler Mantoan, Vera Lúcia Lopes Cristovão, Neiva de Aquino Albres e José Gimeno Sacristán. Para a realização desta pesquisa, foram eleitas, como técnicas e procedimentos metodológicos, as seguintes tarefas: observação da vivência prática, aplicação de entrevistas e questionários aos participantes da pesquisa e diário de campo. O trabalho visa levantar dados e informações sobre a visão dos licenciandos do curso de Letras: Libras da FL/UFG, com relação ao estágio supervisionado desenvolvido em escola de educação básica. A pesquisa será realizada entre os anos de 2019 a 2020. Trata-se de uma investigação educacional, do tipo estudo de caso e de abordagem qualitativa. O estudo focará especificamente no último período do curso de licenciatura em questão, fase que possivelmente coincida dos alunos estarem cursando a última fase do estágio (Estágio 4). O campo de pesquisa será a própria Faculdade de Letras, na cidade de Goiânia-GO, onde os dados serão coletados com os alunos em questão. Nos resultados a serem alcançados, espera-se contribuir com a formação de professores de Libras e melhor dinamização da relação com escolas-campo de estágio.

Palavras-Chaves: Letras: Libras. Estágio. Formação de Professores.