Sthefani Wanzeller da Silva (IFB)
tehwanzeller@gmail.com

Davi Rômulo de Faria Neto (IFB)
dromulofn@gmail.com

Mônica Luciana da Silva Pereira (IFB)
monica.pereira@ifg.br

Espaços, identidade e pertencimento no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia

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O ritmo de via acelerado que a atual sociedade impõe faz com que as pessoas não percebam as coisas e os espaços que as rodeiam (cercam). A história, as características, a identidade do local que está à sua volta e a relação das pessoas com esses espaços. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal a investigação dos modos existenciais intersubjetivos de deslocamentos espaciais, sociais, culturais e políticos dentro do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. Quais espaços ocupamos, quais espaços não ocupamos? Por quê? O presente estudo tem como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa e de acordo com Gil (2008), a análise qualitativa depende de muitos fatores, tais como a natureza dos dados coletados, a extensão da amostra, os instrumentos de pesquisa e os pressupostos teóricos que nortearam a investigação. Pode-se, no entanto, definir esse processo como uma sequência de atividades que envolve a redução dos dados, a categorização desses dados, sua interpretação e a redação do relatório. Com isso, haverá o mapeamento desses espaços e discussões sobre os modos de vivências – aqui há todo um trajeto biográfico que revela uma identidade experiencial de suma importância, que trará a tona formações de subjetividades e afetividade coletiva. O estudo será composto ainda por entrevistas semiestruturadas que contemplem a diversidade de pessoas que de alguma maneira convivam com o Campus Samambaia. A ideia é encontrar outras formas de ocupar e se relacionar com esses espaços. Pretende-se incitar um debate a partir do delineamento os seguintes pontos: os espaços do Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia; os espaços ocupados e as relações dos discentes, docentes, servidores, terceirizados, comunidade com o Campus enquanto espaço público e seus significados; a localização do Campus e sua visibilidade, acessibilidade, funcionalidade. Este trabalho está em andamento e exigirá esforço reflexivo e disposição colaborativa para articular a elaboração de textos, montagem de fotos, filmagens que atendam os resultados finais esperados, tais como a preparação de materiais pedagógicos e de apoio que possam auxiliar no ensino, além de propor a construção de um programa de realidade virtual (RV) para realização de Tour do espaço mapeado, tendo como parceria, professores e estudantes do curso de Áudio Visual do Campus Recanto das Emas. Esta pesquisa mostra-se promissora em suas vertentes cooperativas, com preposição de fortalecer e estabelecer laços afetivos formativo-sociais entre comunidade e o Campus Samambaia.

Palavras-Chaves: IFB Samambaia. Espaços Públicos. Identidades.