Nathália Cardoso de Souza (UFG)
nathaliacard1@gmail.com

Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias (UFG)
pedropaulogaldino2@yahoo.com.br

Do plano à ação: atividades pedagógicas desenvolvidas com crianças de 2 a 3 anos na educação infantil

114

O Lócus deste estudo é o Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (DEI/CEPAE/UFG). O objetivo é discutir o desenvolvimento do plano de ação do grupo II, composto por crianças com idades entre 2 e 3 anos. O plano de ação é um projeto que tem como objetivo nortear as atividades a serem desenvolvidas em cada agrupamento no decorrer do semestre, elaborado a partir da faixa etária, demandas e especificidades de cada grupo. Assim, no início de cada semestre há um período de observação por parte dos professores, que estabelecem critérios para a sistematização do plano, como: conhecimentos prévios das crianças, seus interesses e suas necessidades, entre outros. Esta instituição, estrutura-se por cinco grupos de crianças de 1 a 6 anos de idade, distribuídos de acordo com a faixa etária. Denominados: Grupo I – Arara (1 a 2 anos); Grupo II – Lobo-Guará (2 a 3 anos); Grupo III – Tatu-Bola (3 a 4); Grupo IV – Jacaré (4 a 5 anos) e Grupo V – Dinossauro (5 a 6 anos), matriculados em período integral ou parcial (matutino ou vespertino). Cada grupo é constituído por três categorias de professores: efetivo, bolsista e estagiário. Neste sentido, o DEI/CEPAE/UFG organiza o trabalho pedagógico voltado para perspectiva histórico-cultural, em que a interação entre a criança-criança e criança-adulto, bem como o entendimento de que há contextos com distintas realidades, formam o fio condutor das atividades desenvolvidas. Em Vigotski (1991), o ser humano é social, se fazendo humano a partir de suas interações e relações sociais. O autor ainda afirma que pela estrutura social são construídas as funções psicológicas superiores, específicas do ser humano, como: atenção voluntária, memória, generalização, abstração, percepção, dentre outras. Desse modo, no primeiro semestre de 2019, o Plano de Ação do grupo II teve como título “Linguagens Artísticas: Sensações, Apreciações, Interações e Criações”. Este consistiu em promover às crianças oportunidades de construção de relações significativas com o meio simbólico por meio do contato com as linguagens artísticas, dentre elas: Música, Dança e Fotografia; oportunizando a elas instâncias de aprendizagem e desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e linguístico. Sendo assim, foram realizadas atividades com Música (cantigas de roda, ciranda), Dança (percepção espacial e expressão corporal) e Fotografia (registros imagéticos produzidos pelas crianças: de si, do outro e do espaço físico). Portanto, através do plano de ação as crianças puderam vivenciar, experienciar e apropriar distintas linguagens artísticas que foram relevantes para a sua formação humana, desenvolvendo aspectos cognitivos, físicos, afetivos e psíquicos.

Palavras-Chaves: Educação Infantil. Prática Pedagógica. Linguagem.