Fernanda da Cunha Maciel (UNIEVANGELICA)
fernandacunhamaciel@gmail.com

Graziela Vanessa Parreira (UNIEVANGELICA)
grazielaparreira@gmail.com

Claúdia Regina Major (UNIEVANGELICA)
claudia.major@hotmail.com

Maria Batista Peixoto Alves (UNIEVANGELICA)
maria@unievangelica.edu.br

Pâmela da Silva Souza (UNIEVANGELICA)
pamela-soouza@outlook.com

Rozania Pereira da Silva (UNIEVANGELICA)
rozze_2009@hotmail.com

Relato de experiencia do programa de Residencia Pedagogica no Ensino Fundamental I

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O presente resumo apresenta as experiências proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da UniEvangélica- Anápolis GO, realizado na Escola Municipal Manoel Gonçalves da Cruz da mesma cidade. O viés exposto aqui é resultado de propostas de intervenções desenvolvidas por residentes (bolsistas dos projetos e acadêmicos do curso de pedagogia) que foram aplicadas nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e visou articular a necessidade da escola de se efetivar o reforço escolar com o objetivo geral do Projeto de Residência Pedagógica da UniEvangelica de implementar as dez competências gerais propostas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Destaca-se que o programa está vinculado ao estágio curricular obrigatório, assim sendo, as acadêmicas são alunas regulares do curso bem como da disciplina de estágio. O projeto está organizado em três etapas: 1ª Ambientação, realizado em 2018/2 e teve como propósito conhecer a realidade escolar para construção do plano de e intervenção, as 2ª e 3ª etapas consistem na aplicação das propostas de intervenção. Até o momento foram realizadas duas etapas, que por sua vez, têm sido acompanhadas pela coordenadora institucional do projeto, por uma docente orientadora, que compõe o corpo docente do curso de Pedagogia e por uma preceptora que é professora regente na escola. Durante este período observamos a importância do Estágio Supervisionado e do Programa de Residência Pedagógica que estão aprimorando e reforçando os conhecimentos práticos e teóricos na formação do acadêmico. Como exposto foi observada cinco salas de aulas e a abordagem dos professores em relação ao aprendizado dos alunos e a aplicação das competências gerais da BNCC. No período de observação foi possível identificar que as dificuldades encontradas nas turmas eram semelhantes das hipóteses que podem justificar esse dado, estão: o fato de que os alunos advêm de uma mesma classe social, têm trajetórias escolares e contextos familiares semelhantes. Outra constatação foi a de que teoria e prática são indissociáveis, o exercício de se comprometer com a elaboração, aplicação e avaliação dos planos de intervenção foi fundamental para isso. Sobre isso, Pimenta e Lima (2006) já afirmam que a teoria oferece aos professores fundamentos para análise e compreensão dos contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais, nos quais se dá sua atividade docente. A respeito do cotidiano que pudemos adentrar destaca-se o que aprendemos com as professoras, observando-as no seu fazer docente como ensinam os conteúdos e a conformidade entre o currículo e prática com a BNCC. Apesar das dificuldades existentes elas não são suficientes para desanimar os professores que se demonstram criativos e empenhados. Pode-se dizer que ainda haja necessidade de compreender melhor a BNCC para que sua aplicação ocorra da melhor maneira possível é notável que as escolas estão promovendo práticas que são relacionadas aos preceitos deste documento.

Palavras-Chaves: Residência Pedagógica. Observação. Experiência.