Wender da Silva Caixeta (IFGoiano)
wendersilvacaixeta@gmail.com

Natália Aparecida Campos (IFGoiano)
nataparecida48@gmail.com

André Luís da Silva Castro (IFGoiano)
andre.castro@ifgoiano.edu.br

A desvalorização do cerrado nos livros didáticos de Biologia do ensino médio

117

O livro didático é um importante recurso didático para professores e alunos, além de ter papel relevante no cumprimento de diretrizes, currículos e políticas educacionais brasileiras. No ensino de Biologia um dos temas abordados é a diversidade de biomas brasileiros, envolvendo a caracterização, diversidade biológica, potencialidades e conservação de cada bioma. Apesar de os biomas serem abordados primordialmente nos conteúdos de Biologia, a temática favorece um enfoque interdisciplinar e também em outras disciplinas. Entre os biomas brasileiros, o Cerrado é o segundo maior em extensão, apresenta elevada biodiversidade, intenso grau de degradação e ameaça e, por esses motivos, é considerado uma das 25 áreas prioritárias (hotspot) mundiais para conservação da biodiversidade. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar a abordagem do Cerrado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza quali-quantitativa. Para tanto, foram analisados 21 livros didáticos de Biologia do Ensino Médio (do 1º, 2º e 3º anos, de 7 coleções), aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018-2020. Um formulário de avaliação dos livros foi previamente construído pelos pesquisadores, considerando 16 aspectos na abordagem do Cerrado, como número de páginas dedicadas ao tema, erros conceituais, aspectos da fauna e flora, potencial hídrico, impactos antrópicos e conservação do bioma, hotspot da biodiversidade, ilustrações, entre outros. Dos 21 livros analisados, apenas sete (33,3%) apresentaram algum conteúdo relativo ao Cerrado, sendo 4 (57,1%) livros do 3º ano e 3 (42,9%) livros do 1º ano. Entre os livros que abordaram o Cerrado, foram dedicadas, em média, 1,5 páginas ao tema. O potencial hídrico do Cerrado e o status do bioma como um hotspot mundial foram mencionados em apenas uma obra. Os impactos antrópicos e a necessidade de conservação do Cerrado foram abordados em apenas 4 livros e a diversidade biológica do Bioma, em 5 livros. Os sete livros que abordaram o tema apresentaram ilustrações sobre o Cerrado, bem como atualização dos conceitos e uma única obra apresentou erro conceitual, relacionado à localização do bioma. De modo geral, consideramos que são poucos os livros de Biologia do Ensino Médio que abordam conteúdos sobre o Cerrado e, os que o fazem, abordam de forma superficial. Uma abordagem mais completa sobre o Cerrado pode contribuir para um melhor direcionamento das ações pedagógicas relacionados aos conceitos trabalhados e no desenvolvimento da Educação Ambiental como forma de fomento de valores e princípios para a conservação de recursos naturais. Por fim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a valorização do Cerrado, tanto na abordagem dos livros didáticos quanto em ações pedagógicas interdisciplinares e no ensino de Biologia.

Palavras-Chaves: Biodiversidade. Educação Ambiental. Ensino de Biologia.