As crianças da educação infantil e as tecnologias
118Esta investigação vincula-se à linha de pesquisa “Práticas Escolares e Aplicação do Conhecimento”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O interesse em avançar os estudos sobre as crianças e as tecnologias está em compreender como os artefatos tecnológicos podem afetar as crianças quanto aos processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil (EI) nas experiências com as linguagens matemáticas. A pergunta norteadora desta investigação é: Como ocorrem os processos de apropriação das tecnologias pelas crianças de 4 anos de idade em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) em Goiânia? Para isto, o objetivo geral é analisar como as crianças de 4 anos de idade podem ser afetadas pelo uso de artefatos tecnológicos no desenvolvimento de práticas pedagógicas destinadas às experiências com as linguagens matemáticas. Os objetivos específicos são: identificar a apropriação que as crianças fazem das tecnologias na realização das atividades desenvolvidas nos CMEIS de Goiânia; analisar como os artefatos tecnológicos podem afetar as crianças de 4 anos de idade no processo de aprendizagem e o desenvolvimento, em especial quando estão relacionadas as atividades que explorem os conhecimentos matemáticos.Tomaremos como base epistemológica a Teoria Histórico Cultural na apreensão da apropriação das tecnologias pelas crianças na Educação Infantil (EI), partindo dos estudos de Lev Semyonovich Vygostky e seus colaboradores. A Teoria Histórico – Cultural nos permite compreender o homem como sujeito histórico, social cujo desenvolvimento é marcado pela cultura historicamente construída. Para o entendimento da trajetória da EI, primeira etapa da Educação Básica e das políticas para a infância, os estudos de KUHLMAM JR; da sociologia da infância SARMENTO; GOUVEIA (2008) serão basilares para a construção da discussão teórica. Quanto à aprendizagem e desenvolvimento da criança na EI com enfoque histórico - cultural MELLO; CAMPOS (2014), OLIVEIRA (1997). Destaca-se ainda que a compreensão dos aspectos relacionados às relações entre as tecnologias e as práticas pedagógicas será abordada a partir de autores como PEIXOTO (2011; 2015; 2016), TOSCHI (2011) e BELLONI (2010), pois consideram uma perspectiva que observa as relações humanas ao utilizarem tais aparatos. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, pois pretende compreender os aspectos que permeiam o campo empírico não apenas mediante a quantificação das informações. Propomos previamente a elaboração de vídeos-aula como produto educacional ao final da pesquisa, evidenciando os resultados obtidos com objetivo de contribuir com o uso das tecnologias na Educação Infantil.
Palavras-Chaves: Educação Infantil. Crianças e Tecnologias. Aprendizagem e Desenvolvimento.