Márcia Cristina Hizim Pelá (Faculdade Alfredo Nasser)
marcia.pela@gmail.com

Dalmo Gomes Silva (Faculdade Alfredo Nasser)
dalmo_007@outlook.com

Francispaula Luciano (Faculdade de Conchas)
paula.cart@hotmail.com

Marijara de Lima (Faculdade Alfredo Nasser)
marijaradelima2015@gmail.com

A cartografia como instrumento metodológico e transdisciplinar de ensino-aprendizagem

19

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada pelo Poli(S)íntese: Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Cidades (ISE- Instituto Superior de Educação da Faculdade Alfredo Nasser) e tem como objetivo apresentar a concepção e o resultado de uma oficina de cartografia idealizada pelo grupo, e intitulada “Entre Centros e Tempos”. A oficina foi desenvolvida com os estudantes do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal em Aparecida de Goiânia-Goiás em 2017 por meio do projeto “Poli(S)íntese vai à Escola”. O intuito é demonstrar de que forma a utilização da cartografia contribui, como instrumento metodológico e transdisciplinar de ensino-aprendizagem, para a (re)educação e a (re)invenção dos sujeitos na cidade, bem como, para o entendimento da relação que há entre transformações socioespaciais, práticas socioculturais e educação.

Palavras-Chaves: Cartografia. Educação. Cidade.