Leovan Alves dos Santos (UFG)
leovanalves@yahoo.com.br

Possibilidades na formação do professor de geografia por meio de uma comunidade de prática

18

Esse trabalho apresenta uma discussão sobre as possíveis mudanças na seleção, estruturação e abordagem de conteúdos realizados por professores de Geografia a partir do momento em que há uma reforma ou uma nova orientação curricular. Nos últimos 20 anos a educação brasileira tem sido marcada pela intensificação dos debates curriculares nas esferas acadêmicas, políticas e pedagógicas. Nesse sentido, emerge como necessidade a compreensão da influência das orientações externas na ação do professor e as possibilidades que este profissional tem para realizar o seu trabalho. Por meio da análise de uma comunidade de prática com professores de Geografia que atuam na rede pública de educação brasileira, discute-se as experiências vivenciadas por estes docentes com o conteúdo de geopolítica no ensino médio. O foco do grupo é o desenvolvimento profissional pautado na reflexão sobre sua prática em sala de aula. O objetivo é crescer profissionalmente ao aprofundar os estudos e como consequência aprender mais. Trata-se assim de um grupo de professores preocupados com o ensino e com o direcionamento que vem sendo dado ao conteúdo geográfico nas escolas. Na ação do professor é possível encontrar uma das chaves para entender como o currículo pode ser viabilizado no desenvolvimento do seu trabalho, que passa por várias influências ao lidar com distintos componentes para que atinja o seu projeto de ensino. Considera-se que o trabalho do professor é realizado com certa autonomia, embora as reformas curriculares sejam impostas e exista uma separação entre quem as concebe e quem as executa. Amparado em Brooks (2019) discute-se elementos que compõem a bússola profissional do professor de Geografia, destacando elementos que refletem a relação entre o senso de propósito de um professor e o panorama do conhecimento profissional que pode influenciar sua prática.

Palavras-Chaves: Ensino de Geografia. Comunidade de Prática. Bússola Profissional.