Soraya Vieira Santos (FE/UFG)
sorayaufg@gmail.com

A literatura infantil na formação do pedagogo: um diálogo a partir da psicologia da educação

17

Este trabalho refere-se a uma experiência da disciplina de Psicologia da Educação no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Goiás. Buscou-se enriquecer o repertório cultural e literário dos alunos, propiciar acesso a outras formas de leitura e promover a discussão dos conteúdos a partir de uma abordagem diferenciada. A experiência ocorreu no primeiro semestre de 2019 com a leitura de livros de literatura infantil. O projeto contou com a adesão dos estudantes e foram lidos 12 textos literários ao longo dos 16 encontros da disciplina. Em geral, a experiência indica impacto na formação dos estudantes de Pedagogia, a partir das leituras realizadas e das relações possíveis entre os conteúdos de Psicologia da Educação estudados e as diferentes narrativas literárias.

Palavras-Chaves: Literatura Infantil. Psicologia da Educação. Pedagogia.