Lilian de Campos Marinho Cruz (UEG)
liliandecamposmarinho@gmail.com

Rodrigo Bastos Daude (UEG)
daude10@hotmail.com

A abordagem dialógica investigativa e as TIC como uma possibilidade para a formação inicial de professores de matemática

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O presente estudo visa discutir novas possibilidades de ensino em ambientes informatizados, por meio de abordagens dialógicas investigativas. Para isso, metodologicamente utilizaremos uma revisão bibliográfica para respondermos a seguinte questão: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vinculadas às abordagens dialógicas e investigativas possibilitam uma formação inicial que favoreça o desempenho do futuro professor frente às TIC nas salas de aulas? Sabe-se que atualmente o professor, por mais que esteja inserido no meio tecnológico e que receba influências constantes deste mundo globalizado, ainda se sente inseguro quando o assunto é desenvolver tarefas em ambientes informatizados. Sobre os diversos motivos geradores, abordaremos a respeito da formação inicial que por mais que objetive e trabalhe a inserção tecnológica às aulas têm desenvolvido de forma técnica, ensinando os passos e as regras. Compreende-se a necessidade das Instituições de Ensino Superior desenvolver atividades onde o licenciando perceba nas TIC possíveis práticas pedagógicas, e conduza-o a uma reflexão que deve ser condicionada e permitida pelo docente. As abordagens dialógicas e investigativas permitem que o educando seja livre em escolher participar das tarefas (aceite ao convite), além de possibilitar abertura ao diálogo, do qual o motiva a questionar, investigar, opinar, relacionar ao seu cotidiano, problematizar, criar novas conjecturas, construir seus conhecimentos. O processo reflexivo está inerente elas e desta forma representa um cenário em que os ambientes informatizados poderão desenvolver seu senso-crítico além de favorecer que o licenciando desenvolva capacidades para analisar e adequar as TIC à sua futura prática. Se as TIC não fizerem parte da prática pedagógica e da vida do futuro professor durante a formação, o mesmo não se sentirá seguro ao trabalhá-las. Espera-se que as abordagens dialógicas investigativas permitam que o licenciando atue criticamente com autonomia sobre os ambientes informatizados, evidenciando nele suas preferências e interesses.

Palavras-Chaves: Formação Inicial. TIC. Abordagens Dialógicas Investigativas.