A abordagem dialógica investigativa e as TIC como uma possibilidade para a formação inicial de professores de matemática
20O presente estudo visa discutir novas possibilidades de ensino em ambientes informatizados, por meio de abordagens dialógicas investigativas. Para isso, metodologicamente utilizaremos uma revisão bibliográfica para respondermos a seguinte questão: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vinculadas às abordagens dialógicas e investigativas possibilitam uma formação inicial que favoreça o desempenho do futuro professor frente às TIC nas salas de aulas? Sabe-se que atualmente o professor, por mais que esteja inserido no meio tecnológico e que receba influências constantes deste mundo globalizado, ainda se sente inseguro quando o assunto é desenvolver tarefas em ambientes informatizados. Sobre os diversos motivos geradores, abordaremos a respeito da formação inicial que por mais que objetive e trabalhe a inserção tecnológica às aulas têm desenvolvido de forma técnica, ensinando os passos e as regras. Compreende-se a necessidade das Instituições de Ensino Superior desenvolver atividades onde o licenciando perceba nas TIC possíveis práticas pedagógicas, e conduza-o a uma reflexão que deve ser condicionada e permitida pelo docente. As abordagens dialógicas e investigativas permitem que o educando seja livre em escolher participar das tarefas (aceite ao convite), além de possibilitar abertura ao diálogo, do qual o motiva a questionar, investigar, opinar, relacionar ao seu cotidiano, problematizar, criar novas conjecturas, construir seus conhecimentos. O processo reflexivo está inerente elas e desta forma representa um cenário em que os ambientes informatizados poderão desenvolver seu senso-crítico além de favorecer que o licenciando desenvolva capacidades para analisar e adequar as TIC à sua futura prática. Se as TIC não fizerem parte da prática pedagógica e da vida do futuro professor durante a formação, o mesmo não se sentirá seguro ao trabalhá-las. Espera-se que as abordagens dialógicas investigativas permitam que o licenciando atue criticamente com autonomia sobre os ambientes informatizados, evidenciando nele suas preferências e interesses.
Palavras-Chaves: Formação Inicial. TIC. Abordagens Dialógicas Investigativas.