Ana Carolina Cardoso Soares (SME-GO)
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Concepções dos professores da rede municipal de educação de Goiânia em educação inclusiva e suas influências nas práticas pedagógicas

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O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções sobre educação inclusiva expressas pelos professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Goiânia a partir das narrativas de sua prática em sala de aula, além de verificar quais conhecimentos a respeito de educação inclusiva apresentados são efetivamente considerados na atuação docente cotidiana. Considerando a especificidade desta rede, que trabalha na perspectiva do ensino fundamental sob a proposta dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano, pretende-se investigar as influências das concepções dos professores do ensino fundamental em sua prática pedagógica atual. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professoras desta etapa da educação básica. A análise das narrativas das professoras permitiu identificar que as concepções a respeito da educação inclusiva relatadas são referentes, em quase sua totalidade, ao conhecimento, de forma generalizada, das prerrogativas legais sobre o tema sem muita vinculação com a presente proposta de trabalho desta rede, para esta etapa da educação básica, e, ainda, com as possibilidades e necessidades de reestruturação dos posicionamentos com relação desde ao planejamento e execução do trabalho pedagógico até quanto ao sistema educacional como um todo, demandadas pela efetiva consideração dessa perspectiva, observando-se ainda pouca relação com a prática pedagógica cotidiana.

Palavras-Chaves: Educação Inclusiva. Concepções. Práticas Pedagógicas Inclusivas.