Rafaella Alves Pereira dos Santos (CBA)
rafaellaalvespereira@outlook.com

Roberto Felício de Oliveira (UEG)
roberto.oliveira@ueg.br

O estado da arte da gamificação na educação matemática básica: um estudo preliminar

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Gamificação consiste em aplicar elementos de jogos eletrônicos, tais como pontos e medalhas de jogadores, a outros contextos não relacionados a jogos. O principal objetivo da gamificação no contexto educacional é engajar os alunos no processo de aprendizado. Ao dinamizar a realização de suas atividades, espera-se que os alunos melhorem o seu desempenho em exercícios e provas. Vários estudos reportam aplicações de apoio à gamificação no contexto educacional, especialmente na educação básica. Porém, a literatura carece de uma sumarização dessas aplicações, bem como dos seus benefícios observados no ensino da matemática, cujos tópicos de ensino são usualmente complexos e requerem alto engajamento para o devido aprendizado. Das implicações práticas dessa carência, destaca-se a dificuldade com a qual os professores escolheriam as aplicações para adoção em suas escolas, com base nas principais dificuldades de aprendizado de seus alunos em relação a específicos tópicos de ensino da Matemática. Este trabalho objetiva apresentar as aplicações de gamificação da educação matemática básica reportadas na literatura. Neste estudo preliminar, discutimos nossos em relação: (1) as aplicações existentes que apoiam a gamificação do ensino da Matemática na educação básica, (2) as limitações do uso prático dessas aplicações por escolas e (3) oportunidades de pesquisa para o apoio à educação matemática básica. Esperamos, portanto, disseminar a adoção da gamificação por entre as escolas de educação básica brasileiras, bem como fomentar a proposição de novas aplicações por parte de pesquisadores.

Palavras-Chaves: Gamificação. Educação Matemática Básica. Novas Metodologias de Ensino.