Considerações teóricas no DC-GO sobre o ensino de LI para crianças
23Este artigo objetiva analisar os pressupostos teóricos que norteiam o ensino de LI para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo se justifica por considerar a relevância da ação pioneira no país, em que representantes da Secretaria do Estado de Educação (SEDUC-GO) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-GO) desenvolvem dentro do Documento Curricular para Goiás (DC – GO) uma seção específica para abordar os princípios que perpassam o ensino e aprendizagem desse idioma para crianças. Esse documento foi construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que direciona para a construção de uma educação integral voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno de todos, com respeito às diferenças e enfretamento à discriminação e ao preconceito. Embasa na teoria sociointeracionista (VYGOTSKY, 1998) e no conceito de dialogismo (BAKHTIN, 1979). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados mostram que além de inovadora a proposta contempla a integração de habilidades linguísticas às dimensões interculturais. Outro aspecto relevante identificado consiste em considerar ações pedagógicas de acordo com o desenvolvimento cognitivo e emocional da faixa etária, propondo atividades baseadas na ludicidade e brincadeiras. Essa visão coaduna com a perspectiva de que ao iniciar o contato com a língua inglesa nos anos iniciais, a criança pode ter acesso a um mundo imaginário, que estimula seus pensamentos criativos para encontrarem sentido nas estruturas comunicativas as quais são utilizadas enquanto aprendem. Assim, com a implementação do DC-GO, a sala de aula de língua inglesa pode deixar de ser a estrutura ou o léxico da língua para promover um cenário de interações linguísticas contextualizadas, oportunizando as crianças um contato com diferentes culturas, que possibilita reflexões sobre sua própria cultura.
Palavras-Chaves: Ensino de LI. DC-GO. Crianças.