Fernanda Caroline Nascimento (PPGEEB-UFG)
fernandacepae@gmail.com

Moema Gomes Moraes (PPGEEB-UFG)
moema@ufg.br

Nayara Elias Pinheiro Godoi (PPGEEB-UFG)
nayaragodoi1@gmail.com

Crianças e mídias: a construção do objeto de estudo

24

Este artigo traz um recorte realizado de algumas reflexões e discussões que dizem respeito da construção do objeto de pesquisa cuja temática problematiza os usos e processos de apropriação que as crianças fazem das tecnologias. O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão dos principais marcos que se apresentam nas pesquisas que investigam sobre a criança e a mídia em espaços formativos. Neste percurso, foi realizada uma revisão bibliográfica entre os anos 2008 e 2017, que permitiu a seleção de 101 resumos de pesquisas de Programas de Pós-Graduação em Educação Acadêmicos e Profissionais. A partir dos dados encontrados identificamos as principais temáticas presentes nessas investigações e constatamos elementos que nos permitiram justificar a Teoria Histórico Cultural como referência teórica na análise de conceitos importantes para se pensar sobre desenvolvimento infantil e as mídias.

Palavras-Chaves: Educação Infantil. Educação e Tecnologias. Teoria Histórico-Cultural. Brincadeira.