Gilmara Barbosa de Jesus (PPGIELT/UEG)
gbarbosadejesus@gmail.com

Yara Fonseca de Oliveira e Silva (PPGIELT/UEG)

Currículo, educação profissional e trabalho: a centralidade do trabalho como princípio educativo

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O presente estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento que discuti o trabalho como elemento fundamental na formação do indivíduo e suas influências na educação profissional, principalmente nas ações que esta modalidade de educação propõe para formação integral. Enfatizando as contribuições dos pesquisadores sobre a relação trabalho e educação e a visão dos alunos do IFG acerca da percepção de trabalho, formação, motivação, expectativas no curso e do currículo da educação profissional tecnológica. O objetivo deste estudo é discutir a questão do trabalho para analisar a política institucional do IFG em específico a formação integral contemplada nas discussões dos teóricos, nos documentos legais e a possibilidade da formação superior alcançar uma formação omnilateral percebida a partir do olhar do aluno. Para tanto, questiona-se: qual a atual perspectiva de formação da educação profissional superior do IFG considerando sua trajetória no cenário educacional? Em que medida o IFG contribui para a formação do trabalhador e do desenvolvimento do estado de Goiás? Qual a proposta curricular da educação profissional do IFG e como essa tem sido interpretado pelos alunos do curso superior? O referencial teórico adota a perspectiva crítica de autores como Marx (1980), Gramsci (1989), Frigotto (2010), Antunes (2009), Kuenzer (1985), Manacorda (2010), entre outros, em contraposição a teoria de Locke (1994), e ainda os documentos oficiais do IFG como seu PDI. A pesquisa é de caráter qualitativo e está sendo desenvolvida, iniciada pela revisão de literatura, seguida de pesquisa documental e de campo, os sujeitos da pesquisa são os alunos dos últimos períodos dos cursos superiores por estarem finalizando e mais próximos das relações que envolvem a formação humana, trabalho e educação, bem como a inserção do aluno no mundo do trabalho. O sistema capitalista utiliza e justifica o trabalho no intuito de obtenção e acumulação de bens, para manter esse sistema de capital vivo e no poder, reafirmando a desigualdade e divisão da sociedade. O trabalho como princípio educativo proposto no currículo da educação profissional é uma aposta que se quer promissora, desde que haja a relação efetiva entre trabalho e educação.

Palavras-Chaves: Trabalho. Educação Profissional. Currículo. Formação Integral.