Devaneide Barbosa de Sousa (PPGECM/UFG)
devaneidebarbosadesousa@gmail.com

Débora Barbosa de Moura Brasil (PPGECM/UFG)
deb18gyn@gmail.com

Kêite Ferreira de Almeida (PPGECM/UFG)
keite.f.almeida@hotmail.com

Renato Antônio Ribeiro (PPGECM/UFG)
rhenato@gmail.com

Formação de professores no curso de matemática: uma análise sobre o projeto pedagógico de curso

26

O presente artigo é fruto de uma pesquisa documental que teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores, bem como identificar e descrever o perfil dos egressos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão/GO, modalidade presencial e EaD, o que se deu mediante a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s). Para cumprir com os objetivos elencados, as ementas e as referências utilizadas nas disciplinas pedagógicas foram analisadas, procurando observar os aspectos metodológicos e a articulação teoria-prática como sendo fatores primordiais na formação docente. Para a coleta de dados, servimonos da investigação qualitativa com elementos da pesquisa documental exploratória, tendo como aporte teórico autores como: Gatti (2008, 2009, 2014), Ghendin (2005, 2009), Tardif (2009), Contreras (2002), Pimenta (2002), Perrenoud (1999) e Barbaceli (2017). Os resultados da análise evidenciam que os PPC’s estão em conformidade com as legislações e diretrizes para a formação de professores. Contudo, constatam-se algumas incoerências relacionadas à superação da dicotomia teoria-prática. Apesar da preocupação em formar um profissional consciente, crítico e reflexivo, percebe-se que a formação proposta se baseia em moldar um profissional „competente‟ com perfil „flexível‟, abrindo espaço para a formação docente sob a égide do paradigma neoliberal. Nesse sentido, não pretendemos esgotar as reflexões acerca dessa temática, mas fomentá-las, pois acreditamos que discutir a formação de professores não é o suficiente, mas é pressuposto necessário para avançarmos em busca de uma educação de qualidade.

Palavras-Chaves: Formação de Professores de Matemática. PPC. Formação por Competências.