Estudo sobre a evasão no curso de licenciatura em pedagogia
27O presente trabalho tem por objetivo analisar a evasão do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFG – Campus Goiânia Oeste, o referido curso foi criado já no início da crise econômica e política do país, um dos últimos campi criados no programa de expansão na Rede Federal de ensino, mas mantém o perfil pensado na sua concepção, com a ênfase para a formação do Educador Social. Para a análise, foi realizada a pesquisa dos dados junto ao Portal de Dados Abertos do Brasil, conseguindo uma base com os dados socioeconômicos dos alunos matriculados de 2014 a 2018/1, após a investigação foi verificado que durante os nove períodos analisados (2014/1 até 2018/1) uma taxa de saída de 31,08%, sendo as turmas de 2015/2 e 2014/2, foram as turmas com maior e menor desistência do curso, respectivamente. Dos alunos que deixaram o curso é possível dizer que há maior proporção de saída dos homens, menor desistência de alunos com a renda per capita entre 1,5 salário mínimo e 2,5 salários mínimos, e uma saída maior por parte de pessoas brancas e com idade entre 50 a 62 anos.
Palavras-Chaves: Pedagogia. Evasão. IFG.