Aline Santana Lôbo (SEDUC-GO)
alinesantanalobo@gmail.com

Maria Cristina Campos Ribeiro (SEDUC-GO)
cristinacampospiri@gmail.com

Ensino coletivo de música na escola pública em Pirenópolis, Goiás

28

Esta comunicação pretende refletir e dialogar sobre o ensino coletivo de música nas escolas de educação básica a partir de experiências vivenciadas no município de Pirenópolis, na Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, vinculadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. As práticas coletivas de música reúnem alunos de faixas etárias, séries, localidades e referências musicais diversas a fim de promover entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem práticas que extrapolam a sala de aula e tornam significativas as experiências pessoais e interpessoais. O ensino coletivo de música na referida escola parte de três vieses propostos pelo Ciranda da Arte: a educação e a escola, estudo e pesquisa, arte e cultura. As práticas coletivas tendo como base a cultura, proporcionam uma imersão no cotidiano e constroem os fios que compõe significados e ao mesmo tempo agregam conhecimentos e valores a partir das vivências escolares. O currículo é flexível e sua construção ao longo de seis anos reflete processos e diálogo com os educandos. A metodologia empregada proporciona ações e reflexões acerca da prática escolar integrada à vida como um todo, por meio da interseção entre festas populares, repertório, método e performance. Os arranjos musicais são elaborados de forma a integrar os participantes, das mais diversas maneiras, respeitando os diferentes níveis de conhecimento. O repertório escolhido perpassa rituais cotidianos que possibilitam (re)construir os conteúdos identitários internalizados e praticados pelos participantes, proporciona aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem de forma a lhes dar ferramentas para atuarem na sociedade de forma protagonista. As músicas escolhidas coletivamente são fontes de criação e inspiração que dão sentido a própria vida.

Palavras-Chaves: Pirenópolis. Ensino Coletivo. Música.