As perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública em Belém
29Este artigo intitulado “As perspectivas de estudantes do ensino médio acerca da aprendizagem da língua Inglesa: um estudo de caso em uma escola pública em Belém”, trata das crenças de alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública. Sua justificativa, se baseia no fato de a pesquisadora ter no início de um estágio supervisionado em língua inglesa, crenças sobre o ensino e aprendizagem na escola pública, o que fora modificado no fim da pesquisa realizada. Então, tendo como objetivo identificar as crenças e perspectivas de alunos de primeiro ano do Ensino Médio em relação à aprendizagem de inglês em uma escola pública de Belém do Pará-Brasil. Como referência para esse estudo, a discussão do tema de devida importância, foi desenvolvida com base nas obras de Abdi and Asadi (2015), Assis-Peterson e Cox (2012), Barcelos (2004, 2001), entre outros autores. Realizou-se uma pesquisa qualitativa na forma de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários semi-estruturados e entrevistas semi-estruturadas, além da observação de campo na pesquisa pela pesquisadora não-participante. Os resultados indicaram que os alunos perceberam suas necessidades de aprendizagem e o que é importante para alcançar a aprendizagem em se tratando dessa língua. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão das crenças e perspectivas dos alunos em relação ao aprendizado de língua inglesa, assim fornecendo conhecimento para os professores lidarem com as necessidades e desejos dos alunos que venham a ter aulas do referido idioma, seja em escola pública ou escola particular.
Palavras-Chaves: Crenças. Alunos. Ensino. Inglês. Escola pública.