Adolescência é potência: um tecido investigativo em dança baseado na experiência com o grupo corpo composto
30Este texto apresenta o norte da pesquisa e panorama das primeiras conduções artístico-pedagógicas do grupo Corpo Composto, projeto de pesquisa em dança realizado no Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia desde 2016, com alunos do Ensino Médio Técnico Integrado. As questões que o grupo tem indagado partem de proposições feitas pelos adolescentes em suas interfaces com o corpo, a sexualidade, a importância que o sentido coletivo toma nesta fase da vida e as relações conflituosas geradas no espaço escolar. O caminho construído nestes três anos de trabalho partiu da observação, investigação e proposição de roteiros corporais individuais e coletivos a fim de realizar pesquisas educativas e artísticas horizontais e, principalmente, detentoras de sentidos para os adolescentes que delas participam. Pautando-se em autores como André Lepecki (2017) para discutir planos de composição em dança e Luiz Camnitzer (2019) para construir apontamentos fundamentais entre arte, pesquisa e educação, traçamos um panorama das experiências construídas até o presente momento, deixando pistas para uma possível compreensão desta complexa e prazerosa teia que é a elaboração de danças com e por adolescentes, e no espaço escolar.
Palavras-Chaves: Pesquisa em Dança. Adolescência. Ensino Médio.