Daniela Rodrigues de Sousa (PUC-Goiás)
rodrix.dani@gmail.com

Denise Cristina Bueno (SEDUC-Goiás)
denise2bueno@gmail.com

Sentido e significado na compreensão da apropriação de tecnologia pelo professor

62

A presente comunicação tem como objetivo, a partir da compreensão do trabalho docente como parte da divisão social do trabalho no modo de produção capitalista, compreender o sentido da tecnologia e a sua apropriação pelo professor. O materialismo histórico-dialético constitui-se na base epistemológica do estudo. Considera-se que é pelo trabalho que o homem transforma o mundo e a si mesmo, constituindo-se como ser genérico. A consciência possibilita a existência prévia do produto do trabalho na mente humana e transforma o homem de um ser “em si” em um ser “para si”, diferenciando-o dos demais animais. A consciência, em grande parte, é formada internamente pela relação que se estabelece entre significado e sentido. Quando, historicamente, no modo de produção capitalista, sentido e significado estabelecem entre si uma relação de exterioridade, ocorre a desintegração da consciência. O trabalho docente, em grande parte, resulta da relação entre significado social e sentido, relação desenvolvida socialmente. Parte-se do pressuposto que a alienação metabólica ao capitalismo se objetiva na prática pedagógica dos professores e no sentido que eles atribuem a essa prática pedagógica, em geral, e ao uso de tecnologias, em particular. Da mesma forma, a apropriação de tecnologia está vinculada aos aparatos tecnológicos aos quais o professor tem acesso e à qualidade das relações que ele estabelece nessas apropriações, ligadas às condições materiais e objetivas da classe docente. Conclui-se que a construção do sentido, bem como o processo de apropriação de tecnologia pelo professor integram sua condição de classe. Os principais autores utilizados foram: Marx (2004, 2013); Marx e Engels (2004); Vygotsky (1995, 2009), Vygotski e Luria (2007) e Leontiev (s/d).

Palavras-Chaves:Educação e Tecnologia. Trabalho Docente. Sentido e Significado.