Uma experiência com atividade investigativa de prismas em turma de 6º ano no CEPAE/UFG
63Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de dois futuros professores de Matemática, ao cursarem a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório III, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), no ano de 2019. O conteúdo dado no estágio, ao longo de duas semanas, foi Prismas e a estratégia metodológica de ensino adotada foi a Investigação Matemática, pautada em autores como, Ponte (2006), Azevedo (2006), entre outros, e para o trabalho colaborativo, nos apoiamos em Fiorentini (2004). Nossas conclusões apontam em duas perspectivas: o aprendizado dos alunos da educação básica frente a uma atividade investigativa e, nossa aprendizagem, como futuros professores de matemática. Os alunos se envolveram na atividade proposta e foram os protagonistas na construção de seu conhecimento. O projeto de estágio, desenvolvido com nossa participação em um grupo colaborativo, influenciou diretamente nossa prática docente e potencializou nossas reflexões sobre o que é ser professor de matemática. Portanto, compreendemos a relevância do caráter colaborativo do grupo Abakós, aliado ao trabalho da investigação matemática, tanto para o aprendizado dos alunos, como para a nossa formação docente.
Palavras-Chaves:Estágio Supervisionado. Investigação Matemática. Grupo Colaborativo.