Anna Carime Souza (UFG)
annacarime@gmail.com

Thales Cavalcanti e Castro (UFG)

Marisa de Medeiros Ferreira (UFG)
marisa.medeiros10@gmail.com

Diálogo e cuidado na escola

80

Este é o relato de uma atuação do serviço de psicologia escolar do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), realizado através de rodas de conversa. A proposta desses espaços surgiu a partir de diversas demandas trazidas por alunos, professores e familiares, além de observações dos psicólogos da escola, que mostravam a necessidade de espaços de escuta qualificada no ambiente escolar. Apesar de já terem ocorrido em momentos anteriores, no ano de 2019 esses espaços estão ocorrendo de maneira mais sistematizada e constante, possibilitando assim um trabalho coletivo de intervenção e prevenção. Diante das demandas apresentadas têm sido propostas rodas de conversa para todos os atores da comunidade escolar. As ações com professores das diferentes fases de ensino lhes possibilitam reflexões sobre algumas angústias envolvidas no processo pedagógico. As com os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio possibilitam momentos de trocas de experiências e aprendizagem sobre temáticas relacionadas à adolescência e questões sociais como relacionamentos e violência. Por fim, nas rodas com as famílias discutimos temas relacionados à educação de crianças e adolescentes e à convivência familiar. Compreendemos essas rodas como espaços coletivos de escuta, fala, reflexão, desenvolvimento dos sujeitos e ressignificação de sentidos. As rodas são realizadas mensalmente com cada grupo em separado. Temos recebido avaliações positivas dos participantes das rodas, em geral os grupos têm relatado que sentiam falta desses espaços onde podem ser ouvidos e acolhidos, já que os outros momentos coletivos da escola apresentam um caráter mais burocrático. É na relação dialógica com cada grupo que o trabalho do psicólogo escolar acontece, de forma crítica, para que possamos juntos construir uma educação libertadora, considerando cada indivíduo em sua totalidade e em sua relação com o coletivo.

Palavras-Chaves: Rodas de Conversa. Psicologia Escolar. Espaço de Diálogo. Relato de Experiência.