Eles só brincam? relevância da brincadeira e papel do educador enquanto mediador
81O presente trabalho, cunhado a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado em Formação de Professor em Psicologia I e II, teve como objetivo compreender a importância dos educadores reconhecerem a relevância da brincadeira e do seu papel enquanto mediadores. Para tanto, foi tecido um percurso histórico sobre a construção da infância como é conhecida hoje, uma contextualização acerca da educação infantil, o que a brincadeira representa para a criança - em termos de desenvolvimento e aprendizagem - e, por fim, a importância desse momento lúdico e da mediação por parte dos educadores. Para respaldar os pontos traçados, foram usados conceitos fundantes de Vigotski (2007; 2008) e Ariès (1981). Ao final são apresentados dados obtidos através de uma avaliação realizada pelas (os) auxiliares de atividades educativas dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia, indicando o nível de satisfação com o curso ofertado pelos estagiários, bem como os impactos e influências que o conteúdo estudado teve no exercício de suas profissões na educação infantil.
Palavras-Chaves: Brincadeira. Mediação. Licenciatura em Psicologia.