Leandro Ribeiro Duarte (EMAC/UFG)
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Ensino de bateria no projeto de extensão academia de música: uma análise da motivação no processo de ensino e aprendizagem em espaço não formal de educação musical

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Este relato de experiência tem como objetivo central analisar sistematicamente o processo de ensino e aprendizagem de bateria em um projeto de extensão intitulado Academia de Música (Emac/UFG). Além disso, o presente trabalho busca demonstrar como se estrutura uma aula de bateria individual dentro de um contexto de entendimento analítico cujo fator determinante é a constatação, ou não, de uma linha de raciocínio coerente (início, meio e fim) dessa intervenção didática, partindo sempre de uma analogia entre a estrutura básica da redação textual e a da aula de bateria, ora em objeto de verificação. Com base nessa premissa anterior, iremos aprofundar essa análise previamente sugerida ao utilizarmos outros elementos oriundos de outras áreas do saber que são convergentes com a área do saber musical, no sentido de clarear os elementos observados no momento da aula presencial, e, por último, demonstraremos como ocorreu a coleta dos dados explícitos – que é de fácil constatação – e dos dados implícitos – que é de árdua compreensão – que são itens formadores de uma ação docente dinâmica e complexa. Dentro desse empreendimento, utilizaremos a metodologia de pesquisa de campo, tendo como metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa por meio da observação participante. A coleta de dados se deu por meio de gravações das aulas, anotação ordenada dos fatos, registro fotográfico e entre outros. Por conseguinte, iremos discutir como é a dinâmica dos elementos (as partes) que compõem um processo de aula de bateria (o todo) e se tal estrutura possui, ao longo do semestre pesquisado e averiguado (2019/1), uma padronização ou não.

Palavras-Chaves: Instrumento Musical Bateria. Processo de Ensino e Aprendizagem Individual. Estágio Supervisionado.