Wesley Brito Magalhães (UFG)
wesleybritomag@gmail.com

Taynnara Rodrigues de Oliveira (UFG)
taynnara.rp@gmail.com

Jaqueline Veloso Portela de Araújo (UFG)
jaqueveloso@hotmail.com

O estágio curricular obrigatório: uma experiência no departamento de educação infantil do CEPAE/UFG

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Este trabalho configura-se como um relato de experiência acerca do estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolvido no primeiro semestre de 2019. O estágio ocorreu no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG, em Goiânia-GO. Partiu-se do princípio que o estágio é um espaço de estudo, pesquisa e reflexão, cuja finalidade é a construção de conhecimentos da profissão docente a partir de uma determinada realidade educacional na qual o processo didático-pedagógico ocorre, por isso torna-se fundamental a sua realização, que é o que se propõe aqui. Utilizou-se a pesquisa como princípio educativo, visando o desenvolvimento de atitude pedagógica e investigativa por parte dos(as) discentes. Assim, foi por meio da observação participante, análise documental e entrevistas que se pôde conhecer a realidade presente do campo de estágio e caracterizar os sujeitos que dele fazem parte. A base teórico-metodológica, que fundamentou as observações, ações e análises no campo de estágio foi a teoria histórico-cultural, desenvolvida pela Escola de Vygotsky, da concepção dialética, na versão do materialismo histórico. O trabalho desenvolvido com o grupo de crianças que acompanhamos teve como objetivo promover a criatividade e liberdade expressiva e corporal através da literatura e do jogo simbólico, envolvendo, sobretudo a obra do poeta Manoel de Barros. Por fim, propomos um plano de ação pedagógica para o segundo semestre de 2019, como uma forma de se ter a experiência prática docente. O plano tem como proposta a transposição da literatura para o cinema. Em suma, reconhecemos o estágio como eixo central e articulador de todas as disciplinas do nosso curso, sendo teoria e prática polos indissociáveis da práxis. Constatamos que o estágio, como espaço social de construção de conhecimentos, nos possibilita uma visão ampliada e qualificada do que é a profissão docente e do todo que compõe o campo de estágio, contribuindo em nossa formação, bem como para a superação da fragmentação entre teoria e prática.

Palavras-Chaves: Estágio. Educação Infantil. Pedagogia. Pesquisa Acadêmica.