Rita de Cássia Rodrigues Del Bianco (FARA)
ritadelbianco63@gmail.com

Ana Paula de Aguiar (FARA)
anapauladeaguiar@gmail.com

O estágio supervisionado na faculdade araguaia/goiânia: um olhar para a docência na escola pública

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O relato tem como objetivo apresentar a experiência docente a partir das atividades de Estágio Supervisionado realizadas pela Faculdade Araguaia nas escolas da Rede Municipal de Educação – RME/Goiânia. Com vistas à legislação vigente a respeito da Lei do Estágio ((Lei 11.788/2008), a Faculdade Araguaia tem procurado atender a formação docente, sobretudo no contexto da escola pública, bem como a construção da prática pedagógica coerente com os desafios atuais. A metodologia utilizada durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, obedeceu ao cronograma estabelecido para as aulas tento teóricas quanto práticas, essas, já na escola campo. Referenciais como FREIRE (1996, 2005), VASCONCELLOS (2014) e VYGOTSKY (1987,1988) contribuíram com a discussão no aspecto do fortalecimento da pesquisa, bem como a compreensão a respeito da importância na formação docente articulada com a formação inicial, principalmente, no desenvolvimento do Estágio Supervisionado. Em termos de possibilidades para a reflexão é possível considerar que a pesquisa e a prática pedagógica exigem do acadêmico um repensar da atuação docente tendo em vista que o fazer pedagógico não se reduz a aulas expositivas e sem significado. As reflexões, portanto, contribuem com a formação docente observando as especificidades das modalidades em questão – Educação de Jovens e Adultos e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Elas ilustram o quão é importante perceber o sujeito como participes do processo de aprendizagem, além disso é fundamental reconhecer que o espaço da sala de aula evidencia a atuação político e pedagógica do (a) docente e que é necessário, além de romper com as estruturas tradicionais, coibir a alienação dos sujeitos promovendo a participação coletiva dentro do espaço público em prol do exercício da cidadania e da democracia no contexto da educação.

Palavras-Chaves: Estágio Supervisionado. Formação Docente. Prática Pedagógica.