Silvia Rodrigues Rosa (SME – UEG)
silviarrosaprof@hotmail.com

Viviane Pires Viana Silvestre (UEG)
vivianepvs@gmail.com

Letramento e inclusão escolar: um estudo colaborativo com quatro professoras de uma escola pública

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Este estudo é parte de uma pesquisa colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011) em andamento, no âmbito de Mestrado Acadêmico, que tem sido realizada com quatro professoras que atuam como docentes no Ensino Fundamental nos anos iniciais em uma escola pública municipal. Nesta comunicação, almejamos compartilhar as práticas educativas iniciais realizadas no âmbito da pesquisa em andamento, tendo como foco principal os encontros de formação colaborativa realizados com as professoras colaboradoras. Temos buscado, com este estudo, criar momentos de partilha e escuta colaborativa, possibilitando a discussão dos problemas emergentes das práticas docentes, aventando caminhos e perspectivas no espaço escolar para entender o processo de letramento e inclusão na escola. Isso porque acreditamos que o processo de letramento e construção de sentidos é uma atividade complexa, talvez uma das mais importantes dentro do ambiente escolar, e que necessita de especial atenção quando se pensa a inclusão na escola. Para tanto, o referencial teórico do trabalho está ancorado em estudos que tratam de: a) letramento escolar (KLEIMAN, 2013; STREET, 2014; SOARES, 2010; ROJO, 2012) e b) inclusão escolar (SKLIAR, 2006; MANTOAN, 2006), entre outros. Com isso, tem sido possível problematizar como se dão as práticas pedagógicas relacionadas ao processo de letramento, considerando a inclusão escolar, no intuito de garantir os direitos de aprendizagem de todas as crianças presentes nas salas de aula do ensino regular. Assim, a formação docente colaborativa, que surge de dentro da escola e não apenas de fora dela, pode se mostrar um caminho a ser trilhado na busca pelo enfrentamento dessas e outras tantas demandas da práxis docente.

Palavras-Chaves: Formação Docente Colaborativa. Letramento. Inclusão.