Bárbara Isabela Soares de Souza (FEFD/UFG)
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Produção de materiais didáticos para a educação física escolar: um relato de experiência do curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD/UFG

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Este estudo apresenta a síntese de uma proposta pedagógica desenvolvida no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), a qual constituiu-se como um Núcleo Livre intitulado “Produção de Materiais Didáticos para a Educação Física Escolar”. Esta disciplina teve como objetivo geral “produzir materiais didáticos para a Educação Física escolar mediante a compreensão das especificidades das etapas da Educação Básica, bem como, os conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Crítico-Superadora”. A partir disso, foram elencados três objetivos específicos, sendo: 1. Compreender, à luz do referencial teórico supracitado, o papel social da Educação Física no contexto escolar e na materialização de uma formação humana comprometida com a emancipação; 2. Criar, sistematizar e produzir materiais didáticos que contribuam para a transmissão intencional e sistematizada dos conhecimentos da Cultura Corporal na Educação Básica; 3. Produzir e divulgar um material didático que possibilite aos professores e professoras de Educação Física inseridos no contexto escolar, os elementos teórico-práticos necessários para qualificar a sua atuação. Os conteúdos foram organizados em duas unidades, de forma que a primeira unidade, intitulada como “Educação e Formação Humana”, caracterizou-se como um período de discussão e apropriação dos conceitos teóricos pertencentes à Pedagogia Histórico-Crítica e à Teoria Crítico-Superadora. A segunda unidade, denominada como “Produção de Materiais Didáticos”, constituiu-se como um momento de práxis, de forma que os estudantes tiveram a oportunidade de elaborar e produzir materiais didáticos. Diante disto, foi elaborada uma apostila, a qual foi divulgada para os acadêmicos e acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD/UFG, bem como os professores e professoras de Educação Física inseridos no contexto escolar, sobretudo, no ensino público.

Palavras-Chaves: Materiais Didáticos. Educação Física. Escola.