Rafael Barrozo de Carvalho (UFG)
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A importância do olhar individualizado e da educação humanista na produção escrita de alunos da educação básica: um olhar para a prática pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima

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Este trabalho tem como objetivo principal versar sobre a educação humanista, evidenciando a importância do atendimento individualizado, especialmente, no desenvolvimento da escrita de alunos da educação básica inseridos num ambiente cada vez mais virtual, rápido, exigente, ou seja, indivíduos nativos digitais. Para tanto, teve-se um olhar para a prática pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, instituição de educação confessional católica de Goiânia que comemora, neste ano, 55 anos e almeja evidenciar e discutir frequentemente seus métodos e estratégias. Nesse sentido, disserta-se sobre o Ensino Fundamental e Médio e práticas específicas nessas fases de ensino envolvendo a educação humanista, o olhar individualizado e a utilização de metodologias ativas no componente curricular Produção textual com o intuito de formar cidadãos participativos e que usam o conhecimento científico, diversas vezes consolidados pela escrita, a fim de modificar sua realidade e o meio de outras pessoas que enfrentam problemas sociais. Fala-se, neste trabalho, com mais detalhes, de ações pedagógicas realizadas no sexto, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, estudando gêneros como o e-mail, tipos textuais argumentativo e injuntivo e mostrando que, a fim de contribuir para uma formação humanizada - consequentemente - cidadãos que pensam e projetam intervenções para problemas sociais, é imprescindível um olhar individualizado e ter o aluno como protagonista das atividades acadêmicas, ações chamadas, frequentemente, de metodologia ativa. Dessa forma, o Colégio Agostiniano coloca-se sempre disponível para evidenciar e discutir sua prática pedagógica especialmente em ambientes acadêmicos objetivando potencializar cada vez mais a forma de ensinar e contribuir para uma educação ainda mais humanizada, logo, individual e formadora de cidadãos críticos e conscientes.

Palavras-Chaves: Educação Humanista. Produção Textual. Educação Básica.