A interdisciplinaridade na disciplina de eletiva: ensino em período integral na educação básica
77Tendo o trabalho de campo e a interdisciplinaridade enquanto ferramenta pedagógica geradora do conhecimento no ensino e aprendizagem dos alunos, foi realizada uma eletiva no Centro De Ensino Em Período Integral Cecília Meirelles (CEPI-CM) – Aparecida de Goiânia - GO em 2018/02 sobre os Biomas Brasileiros, através da união entre as disciplinas de Biologia e Geografia com alunos do ensino médio. Interligando a relação, professor, aluno, conhecimento e cotidiano do ponto de vista de duas disciplinas que conversam entre si. Mantendo a particularidade de cada professor e disciplina, porém, destacando os aspectos biológicos e geográficos de cada um dos biomas existentes. Na tentativa de ampliar a percepção do aluno quanto a possibilidade de junção de diferentes áreas do conhecimento com o mesmo foco pedagógico, através da conciliação entre aulas teóricas e práticas. Sendo a disciplina de eletiva parte do currículo da Escola da Escolha. Essa disciplina tem como objetivo aprofundar, diversificar e enriquecer os conteúdos trabalhados nas disciplinas presentes na Base Nacional Comum Curricular, considerando as diversas áreas da produção humana, uma vez que as escolas de período integral têm como foco a formação plena do indivíduo, na busca pela ampliação do seu repertório de conhecimento, a fim de auxiliar na formação acadêmica, profissional e pessoal. O presente trabalho é fruto da eletiva executada com alunos de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, apontando algumas metodologias e modelos de trabalho. Ressalta ainda o início do projeto da Escola da Escolha, a implantação dos CEPI’s e o formato que se é trabalhado nessas instituições de ensino.
Palavras-Chaves: Interdisciplinaridade. Ensino. Eletiva.