Lillian Jordânia Batista Franczak (PPGEEB-CEPAE/UFG)
lillianjordaniac@hotmail.com

Vanessa Helena Santana Dalla Déa (PPGEEB-CEPAE/UFG)
vanessaaquatica@gmail.com

Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra (PPGEEB-CEPAE/UFG)
claudiabarreto.ufg@gmail.com

Inclusão e os desafios do bibliotecário na escola

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Os estudos referentes à temática da inclusão estão sendo realizados em várias áreas do conhecimento para além da Educação. A sociedade instituída reforça cada vez mais os preconceitos, estereótipos e discriminações. Essa mesma sociedade não se preocupa em formar cidadãos capazes de romper com essa situação imposta, o que dificulta ainda mais o trabalho daqueles incansáveis que lutam constantemente para que outras pessoas tenham condições de oportunidades para desenvolverem seus potenciais. Muitos teóricos e pesquisadores vêm ampliando suas pesquisas voltando seu olhar para aqueles que convivem constantemente com o perigo da exclusão disfarçada de inclusão. Buscar a compreensão para as reais situações por diferentes atores sociais é colocar em prática os princípios das normativas e legislações vigentes para garantir o direito dessas pessoas. Nesse contexto, a escola é primordial para romper com conceitos estigmatizados, conscientizar as pessoas a terem comportamentos diferentes em relação à inclusão e primar pela qualidade do ensino dispensado não só ao público alvo da educação inclusiva, mas a todos indistintamente, em igualdade com os demais. Estimular o contato com as ferramentas de cultura é algo intrínseco ao bibliotecário. Levar as pessoas a caminhos antes desconhecidos apresentando-lhes o que de extraordinário a pesquisa, a leitura e a literatura podem proporcionar. Objetiva-se uma reflexão sobre os conceitos do paradoxo inclusão/exclusão, passando pelos conceitos da escola inclusiva e do fazer bibliotecário que se utiliza das ferramentas de cultura. Nesse cenário alguns desafios são apontados. O caminho metodológico traçado permeia pela pesquisa bibliográfica com a proposta de percorrer por registros de diferentes autores. Revisitar a literatura científica e recuperar informações existentes sobre os assuntos debatidos durante a pesquisa foi primordial e serviu como embasamento teórico. Conclui-se que mudanças são necessárias nesse cenário, tanto por parte da escola quanto por parte de todos os atores envolvidos no processo educacional. Só se realiza inclusão quando se consegue olhar na mesma direção e com o olhar do outro, pelo outro, com o outro e para o outro.

Palavras-Chaves:Inclusão. Escola Inclusiva. Bibliotecário.