Juliana da Silva Santos Machado (PUC-GO)
juhw16@gmail.com

Eliane Silva (PUC-GO)
elianeucg@bol.com.br

Investigações sobre o processo de internalização de conhecimentos na educação infantil a partir da organização dos processos pedagógicos

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Esta pesquisa remete-se a uma investigação sobre a o Processo de Internalização de Conhecimentos Científicos na Educação Infantil e a Importância da Organização dos Processos Pedagógicos visando o desenvolvimento intelectual das crianças, realizada no Programa de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Investiga-se portanto os principais elementos do processo de desenvolvimento do pensamento científico na infância. A fundamentação teórica, realizada mediante a pesquisa bibliográfica, contou principalmente com os estudos de Oliveira (2011), Vygotski (1987, 2001) e Libâneo (2004, 2011, 2013). Deste modo, buscou-se compreender em que os aspectos históricos-sociais, culturais, políticos, e pedagógicos, que estão imersos dentro da prática educacional, podem incidir no desenvolvimento intelectual das crianças. Entendendo, conceitos fundamentais da Teoria Histórico-Cultural, dos quais se evidencia a Zona de Desenvolvimento Próximo e a internalização dos conhecimentos científicos, a relação entre os conceitos cotidianos e os sistematizados, bem como as condições do processo educacional e a formação docente. Investigando a relação entre o desenvolvimento intelectual das crianças e a maneira de organizar os conteúdos científicos que o professor mediador propõe. Assim, espera-se que as reflexões realizadas ao longo deste trabalho, possam contribuir para o alcance de uma prática pedagógica que se comprometa com um processo de ensino e aprendizagem significativo, que proporcione condições para que as crianças afirmem-se como crianças dentro de uma formação educacional para o exercício da cidadania.

Palavras-Chaves:Educação Infantil. Internalização de Conceitos Científicos. Mediação Didática.