Maria Soraia Borges (SEDUC-GO)
soraiabgs@hotmail.com

Regina Alves Costa Fernandes (UFG/SEDUC-GO)
regina_cfernandes@hotmail.com

Sistema de avaliação educacional do Estado de Goiás: mecanismo pedagógico para gestão no cotidiano escolar?

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O tema deste relato é sobre avaliação externa, mais especificamente o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e tem o objetivo de apresentar uma reflexão sobre avaliação em larga escala e compreender a contribuição dos resultados como mecanismo pedagógico para gestão no cotidiano escolar. O trabalho apoia-se em uma pesquisa qualitativa, por meio de um levantamento bibliográfico de estudos relacionados à temática e de dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) sobre as avaliações do Saego desenvolvidas no estado. Essas avaliações iniciaram em 2011 e são aplicadas anualmente para estudantes do Ensino Fundamental (5º Ano, 9º Ano do Ensino Fundamental e 3ª Série do Ensino Médio) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em termos de domínio de habilidades e competências cognitivas básicas, avaliando o domínio dos conteúdos dessas disciplinas. Os estudos sobre as avaliações externas, no caso específico do Saego, podem ajudar a perceber a importância de que os resultados sejam observados pela gestão escolar como um recurso para o planejamento e desenvolvimento de ações que coadunam com o processo ensino-aprendizagem para que o mesmo se efetive de forma significativa. E os dados coletados nessas avaliações, quando apropriados pedagogicamente pelo grupo gestor da escola, contribuem para a reflexão sobre todas as áreas de sua atuação e tendem a evidenciar as implicações obtidas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem podendo sinalizar ações que se efetivam na avaliação interna das escolas, considerando que estes resultados não se esgotam somente na adoção de uma avaliação externa. Consideramos que para o Saego e outras avaliações externas se tornarem um mecanismo pedagógico para a gestão no cotidiano escolar, faz-se necessário efetivar as funções dos gestores em uma perspectiva democrática, destacando e valorizando os elementos da realidade na qual eles estão inseridos. E ao socializá-los com os profissionais da escola, o grupo gestor poderá criar um movimento propício para edificar o trabalho coletivo, na busca da concretização de uma escola pública democrática, que é para todos e também ensina a todos.

Palavras-Chaves: Avaliação Externa. Saego. Gestão Escolar.